A história de um grupo de estudos em sexualidade e gênero e a formação inicial docente em Biologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.269-288Palavras-chave:
Grupo de Estudos, Sexualidade, Ciências Biológicas, Narrativas, FormaçãoResumo
O objetivo desse trabalho é contar a história de um grupo de estudos em sexualidade e gênero, a partir das vivências de suas participantes, e dessa maneira, entender como a história do grupo se relaciona com a formação inicial dessas alunas e suas demandas na época de criação do grupo de estudos. A pesquisa (auto)biográfica foi utilizada na metodologia desse trabalho e a Entrevista Narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002) foi utilizada como método de geração dos dados. Participaram dessa pesquisa duas ex-participantes e membras fundadoras do grupo de estudos. O GEPESEX foi fundado em 2012 e foi um grupo de extrema importância para o curso de Ciências Biológicas e a sua formação docente.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, M. Educação sexual e a formação de professores de biologia no curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
ARCARI, C. Educação Sexual como Prevenção da Violência Sexual. In: Comitê Nacional de Enfrentamento í Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Direitos sexuais são direitos humanos: coletânea de textos. Brasília: Comitê Nacional de Enfrentamento í Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 2017. p. 23-28.
BORBA, R. C. do N.; ANDRADE, M. C. P. de.; SELLES, S. E. Ensino de ciências e biologia e o cenário de restauração conservadora no Brasil: inquietações e reflexões. Revista artes de educar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 144-162, mai/ago. 2019.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica í racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspec. Dial. Rev. Educ. Soc., Naviraí, v. 01, n. 0, p. 34-42, jan-jun. 2014.
ESCOSTEGUY, A. C. Estudos culturais: uma introdução. In: JOHNSON, R.; ESCOSTEGUY, A C.; SCHULMAN, N. O que é, afinal, estudos culturais?. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 2-11.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Trad: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro /São Paulo: Paz e Terra, 2019.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.
LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
OLIVEIRA, J. M. D. de. Mortes violentas de LGBT+ no Brasil: Relatório do Grupo Gay da Bahia. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2020.
SANTOS, C. F.; RECENA, M. C. P.; MACHADO, V. M. Sexualidade e diversidade sexual nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em ciências biológicas nas universidades públicas em Mato Grosso do Sul. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 9, n. 25, p. 72-100, 2018.
SILVA, E. P. de Q. Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências. Revista Periódicus, Salvador, v. 1, n. 2, p. 1-15, nov. 2014.
SILVA, R. B.; MOREIRA, T. B.; LEITE; R. C. M. Disciplinas de sexualidade no ensino superior: panorama da integralização curricular dos cursos de biologia, química e física da universidade federal do ceará. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. et al. (org.) Educação brasileira: em pauta. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 303-310.
SOUSA, L. C.; DINIS, N; F. Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 3 (63), p. 119-134, set./dez. 2010
SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.
VITOR, M.; MAISTRO, V. I. de A.; ZÔMPERO, A. F. Educação para a sexualidade e formação inicial docente: uma investigação nos currículos de licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25 (1), p. 282 – 305, abri. 2020.
XAVIER FILHA, C. Educação para a(s) sexualidade(s): carregar água na peneira? Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 16-39, jul./dez. 2017.