"Nenhum professor, em nenhuma matéria, nunca falou sobre educação sexual..." : gênero, sexualidade e educação na residência docente

Autores

  • Gustavo Macêdo do Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fernanda Bassoli Colégio de Aplicação João XXIII | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Felipe Bastos Colégio de Aplicação João XXIII | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.113-129

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade, Ensino de Ciências, Educação para a sexualidade, Formação de professores, Residência Docente

Resumo

No presente artigo, discutimos o contexto de produção e as implicações de uma sequência didática (SD) sobre gênero e sexualidade, desenvolvida no âmbito de um programa de formação continuada de professores, o Programa de Residência Docente (PRD), com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. A SD foi elaborada de forma colaborativa entre os autores deste trabalho e aplicada pela professora orientadora e professor residente, por meio da co-docência, que se constituiu como espaço/momento privilegiado de transformação das/dos estudantes e docentes. A SD inovou, ao possibilitar discussões sobre sexualidade através de uma interface entre os conhecimentos sociais e biológicos que perpassam o tema, fundamental para a formação das/dos estudantes e professoras/es, mas até então silenciado no contexto em questão, como expresso pela frase da aluna que intitula o texto. A partir do diálogo com autores da área de educação para sexualidade e da exploração dos conceitos de problematização e resistência, com base em Foucault, desenvolvemos o argumento central de que o trabalho com as relações de gênero e sexualidade nas escolas passa pelo investimento na formação, tanto de professoras/es, quanto de estudantes, de modo que o PRD assume grande importância nesse processo, materializando o papel da universidade e da escola – que, no caso da pesquisa, trata-se de um colégio de aplicação – como espaços indissociáveis de pesquisa, ensino e transformação de estudantes e docentes.

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Biografia do Autor

Gustavo Macêdo do Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Técnico em Informática Industrial e Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Leopoldina. Atua como professor residente (bolsista) pelo programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora e como mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da mesma instituição.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2761243932313352

Fernanda Bassoli, Colégio de Aplicação João XXIII | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora (2003/2004), mestrado em Ecologia realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Quí­mica, realizado na UFJF (2017) na linha de pesquisa Educação Quí­mica. Atua como professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010, chefe do Departamento de Ciências Naturais (2020-2022). Orienta pesquisas sobre formação de professores e ensino de Ciências/Biologia no curso de Especialização Residência Docente (João XXIII/UFJF) e sou lí­der do grupo de pesquisa Ciensinar.

Felipe Bastos, Colégio de Aplicação João XXIII | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre em Educação pela PUC-Rio e doutor em Educação também pela PUC-Rio, com perí­odo sanduí­che na University of British Columbia. É professor de Ciências e Biologia do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Faced/UFJF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar (CAp João XXIII/UFJF).

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós doutor em educação e Cultura visual pela Universidade de Barcelona, doutor em educação pela Unicamp. Professor da faculdade de educação da UFJF, professor permanente do PPGE e coordenador do grupo de estudos e pesquisas em gênero, sexualidade, educação e diversidade GESED

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Publicado

2021-08-11