Concepções de corpo, gênero e currí­culo na educação fí­sica do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.184-200

Palavras-chave:

corpo, gênero, docência, currí­culo.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa em torno das concepções de corpo, gênero e currí­culo entre professoras e professores de Educação Fí­sica de escolas da rede pública estadual de ensino de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Tal estudo tem como objetivo principal compreender a influência das concepções de corpo e gênero entre professoras e professores de Educação Fí­sica do Ensino Médio na organização do currí­culo da disciplina de Educação Fí­sica. A abordagem metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa foi de caráter qualitativo e delineou-se, quanto aos seus objetivos, como descritiva e explicativa. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada; e, como principal aporte metodológico para a análise dessas entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo. Diante disso, podemos afirmar que as experiências e vivências pregressas dos participantes desta investigação influenciam na escolha dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas da disciplina e, sobretudo, na organização do currí­culo, haja vista a recorrência do ensino dos esportes coletivos.

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Biografia do Autor

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mí­dias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde. Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa

Alinne de Lima Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Alinne de Lima Bonetti é antropóloga, licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS (1997), mestra em Antropologia Social pela UFSC (2000) e doutora em Ciências Sociais, área estudos de gênero, pela Unicamp (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Núcleo de Identidade de gênero e Subjetividade (NIGS) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Tuna - gênero, educação e diferença, da UniversidadeFederal do Pampa - Unipampa. Entre os seus temas de interesse e pesquisa estão: gênero, poder, polí­tica, feminismo, desigualdades e suas interseccionalidades, teoria feminista, antropologia feminista e teoria antropológica.

Vinícius Gonçalves Mariano, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa.

Técnico em Segurança do Trabalho (SENAC, 2015), graduado em Licenciatura em Educação Fí­sica (UNIPAMPA, 2018), campus Uruguaiana. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (UNIPAMPA, 2019), campus Uruguaiana. Atualmente é membro e pesquisador do grupo de pesquisa Tuna - Gênero, educação e diferença - UNIPAMPA, campus Uruguaiana e Residente em Saúde Coletiva (UNIPAMPA, 2021).

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Publicado

2021-08-11