Saberes, experiências e diálogos: ensino de História, gênero e História Pública
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.138-153Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a inclusão de perspectivas de gênero nos processos de Ensino de História, considerando-se ainda as proximidades do campo com as possibilidades abertas pela História Pública. As concepções de gênero que chegam à sala de aula são atravessadas por noções temporais construídas na cultura histórica. Desse modo, a consideração dos saberes históricos, a partir de experiência e de narrativas dos estudantes e de outros meios que o circulam, tarefa assumida por uma educação democrática, juntamente com os esforços para construção coletiva de uma História que considere a sua própria audiência e multiplicidade de representações - entendimentos estes presentes no horizonte valorizado pela História Pública - podem ser importantes ferramentas para a mediação de professoras e professores na construção de aprendizagens relativas a gênero e suas interseccionalidades.Downloads
Referências
ALBIERI, Sara. História pública e consciência histórica In: Introdução í história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p.10-29.
ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
ASSIS, Arthur Alfaix. A teoria da história de Jorn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CERRI, Luís Fernando. Os saberes escolares e o conceito de consciência histórica. Revista Educação e Fronteiras, Dourados/MS, v.5, n.12, p.110-125, set-dez/2014.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma Bilge. Interseccionalidade. tradução Rane Souza. 1. ed., São Paulo: Boitempo, 2020.
CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, 21(1), p.241-282, jan-abr/2013.
FRONZA, Marcelo. As concepções de verdade histórica e intersubjetividade no conhecimento histórico de jovens estudantes do ensino médio. Revista Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 299-326, jan-abr/2014. Disponível em: revistas.udesc.br . Acesso em: 18 ago 2020.
GERMINARI, Geyso D. Educação Histórica: A constituição de um campo de pesquisa. n Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p.54-70, jun/2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/issue/view/674. Acesso em: 05 mai 2021.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.
MAUAD, Ana Maria. Usos do passado e história pública no Brasil: a trajetória do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (1982-2017), Historia Crítica, n. 68, 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 mai 2021.
MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. História, ensino de história e gênero: discutindo a relação.
Revista Eletrônica Documento/Monumento [recurso eletrônico]. v. 18, n. 1, out/2016 – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional, 2009- Semestral. Disponível em: internet http://www.ufmt.br/ndihr/revista/. Acesso em: 18 ago 2020.
OLIVEIRA, Susane Rodrigues. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). Estudos Feministas. v. 27, n.3, 2019.
OYÄšWÚMí, Oyeronké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas In: HOLANDA, Heloísa B. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020, p.84-95.
RÜSEN, Jorn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 16, n.2, Porto Alegre, p. 71-99, jul-dez/1990.
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 27, n. 54, p. 281-300, 2007.