Polí­ticas Educacionais e a Formação Docente: o que dizem os documentos oficiais brasileiros sobre diversidade e sexualidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.93-112

Palavras-chave:

Formação Inicial, Educação Sexual, Gênero e Diversidade, Polí­ticas Públicas Educacionais

Resumo

Ao longo de mais de duas décadas, após instituições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) em 1996, que deu iní­cio à reforma do sistema educacional brasileiro, diversos documentos, diretrizes e orientações curriculares foram publicadas pelos órgãos oficiais brasileiros, a fim de direcionar e subsidiar a formação de professores e professoras para o ensino na educação básica. Nesse contexto, nos propomos com este estudo questionar as contribuições de tais documentos acerca da educação para a sexualidade e as abordagens que envolvem a diversidade e os gêneros nas instituições responsáveis pela formação de professores. Nota-se que, ao longo desses vinte e cinco anos desde a promulgação da LDBEN, pouca ênfase foi dedicada a tais temáticas e, quando tratadas, quase sempre de maneira subentendida e sucinta, incidindo em lacunas e contradições entre as orientações.

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Biografia do Autor

Matheus Ribeiro Vitor, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Londrina. Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza.

Mestrando no Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Londrina. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2016). Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2018) e Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Instituto de Educação Superior do Paraná - FAINSEP (2020). Atualmente atua no ensino superior, na Kroton Educacional, na área de análises e gestão dados censitários e vinculado ao grupo de estudos Ciência, Tecnologia, Educação e Arte da UTFPR, com estudos nos seguintes temas: Formação de Professores da Educação Básica, Saúde, Sexualidade e Polí­ticas Públicas Educacionais.

Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina Departamento de Biologia Geral

Possui graduação em Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Princesa Isabel (1981), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Atualmente é professor estatutário da Universidade Estadual de Londrina , atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual, educação, sexualidade, formação de professores e escola. Docente da UEL das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Biológicas e do Estágio Supervisionado Obrigatório e Práticas Pedagógicas: Sexualidade /Saúde do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e Bacharelado.Coordenadora da área de ensino e estágio curricular obrigatório. Coordenadora do subprojeto - 00590 - PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - AMPLIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO - UEL, coordenadora do projeto de extensão/PROEX - 02222 - EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: DIÁLOGO ENTRE UEL E EDUCAÇÃO BÁSICA (2018/2021), coordenadora do curso EAD/UEL/CAPES Especialização Ciência 10.

Felipe Tsuzuki, Universidade Estadual de Londrina Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Gênero e Diversidade Escolar e em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade Unina, onde também cursa Especialização em Educação no Campo. Membro do Grupo de Estudos Culturais da Ciência e da Educação (UEL). Atua na área dos Estudos Culturais da Ciência e da Educação, envolvendo a Educação Indí­gena e a Educação para a Sexualidade, cujas temáticas foram trabalhadas no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para os Estudantes Indí­genas da UEL (Programa de Formação Intercultural) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID), respectivamente. Fez parte do projeto de extensão "Educação para a sexualidade: diálogo entre UEL e Educação Básica" e participou da Comissão Organizadora do projeto de extensão "Novos Talentos: Oficina desvendando o corpo humano", no qual ministrou na temática Sistema Reprodutor e Sexualidade. Realizou pesquisas nas áreas de reprodução masculina, feminina e toxicologia durante o desenvolvimento embrionário.

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Publicado

2021-08-11