Percepção de alunos/as sobre gênero no Ensino de História: políticas públicas de formação docente e educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.118-137Palavras-chave:
Gênero, Diferença, Ensino de História, Processos formativos.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar e avaliar a experiência do desenvolvimento de um projeto educativo que abordou as questões das diferenças, em especial as de gênero durante aulas do componente curricular de História, de um 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi desdobramento da participação de seus componentes em ações de políticas públicas de formação de professores/as como o curso Gênero e Diversidade na Escola GDE-UFABC e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid-Unitau. Os procedimentos compreendem a análise de conteúdo documental, de imagens produzidas e questionários respondidos pelos/as alunos/as de uma escola da rede municipal de Taubaté. Consideramos positivos os resultados alcançados e entendemos que isso se relaciona ao fato de o projeto ter sido gestado a partir das demandas diagnosticadas na realidade escolar e no diálogo aberto e democrático – a possibilidade de falar e ser ouvido – travado ao longo do desenvolvimento das atividades.