Tapete Pedagógico: um recurso didático para introduzir o ensino de ciências e matemática na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.220-235Resumo
Este artigo visa relatar a produção e aplicação de um Produto Educacional. Para isso buscou-se a abordagem qualitativa com o embasamento teórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); de modo que os Campos de Experiência da BNCC se interliguem com os Direitos de aprendizagem; as habilidades e competências necessárias para a Educação Infantil. É um recorte de um estudo da dissertação da linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Este estudo está estruturado da seguinte forma: Introdução; Embasamento Teórico; os Aspectos Metodológicos; Resultados e Discussões e Considerações Finais. Considera-se que o Recurso Didático intitulado Tapete Pedagógico, é de grande relevância no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (M) para desenvolver ações educativas na Educação Infantil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lia Heberlê de. Os três momentos pedagógicos na Educação Infantil: experiências práticas de Educação Ambiental. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society. v. 06, edição especial, maio, 2020. Disponível em: <https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1691>. Acessado em: 10 de set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de julho de 2010, Seção 1, p. 10. Disponível em: _<http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/15074-ceb-2010-sp-1493348564>. Acesso em: 10 de out. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf>. Acesso em: 22 de jul. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação
Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 5, De 17 de Dezembro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf>. Acessado em: 22 de ag. De 2020
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em:
_<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 25 de ag. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acessado em: 20 de ag. de 2020.
LDBEN. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acessado em: 22 de ag. de 2020.
LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado em: 22 de ag. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de educação proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acessado em: 13 de jul. de 2020.
PRODANOV, C. C.; ERNANI, C.F.; Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. - 2. ed. - Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 27 de out. 2019.