Motivação dos licenciandos em Quí­mica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Autores

  • Ricardo Castro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-5444-6740
  • Jackson Gois Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Educação, São José do Rio Preto, São Paulo. http://orcid.org/0000-0001-6863-4032

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.127-141

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Motivação, Teoria da Autodeterminação, Quí­mica

Resumo

A motivação exerce um papel muito importante no processo educacional, tanto em termos de envolvimento e resultados satisfatórios de desempenho quanto na permanência e êxito dos estudantes no curso. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo levantar o perfil motivacional dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Quí­mica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com base na teoria da Autodeterminação (DECI; RYAN, 1985). Todos os licenciandos em quí­mica de nove cursos em diferentes municí­pios do estado de São Paulo, desde os ingressantes até os concluintes, foram convidados para participar da pesquisa. A coleta ocorreu por meio da aplicação de um questionário impresso e contou com a participação de 524 estudantes. Os dados foram submetidos ao teste de confiabilidade, cálculo das médias e variâncias dos itens e comparados com os resultados disponí­veis na literatura. Os resultados evidenciaram um perfil autodeterminado de motivação em todos os anos dos cursos, prevalecendo médias mais elevadas para as categorias motivação extrí­nseca por regulação integrada e motivação intrí­nseca, e baixos valores de média para a desmotivação e motivação extrí­nseca por regulação por recompensas sociais. A partir do levantamento desse perfil, é possí­vel traçar estratégias e ações visando a resultados satisfatórios de desempenho, permanência e êxito dos estudantes. Espera-se que este trabalho possa contribuir para promover discussões a respeito da importância da motivação na formação de professores de Quí­mica.

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Biografia do Autor

Ricardo Castro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Licenciado em Quí­mica pela UFSCar; Mestrado em Educação pela UFSCar; Doutor em Ciências, área de concentração Quí­mica, pela UFSCar. Docente de Quí­mica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Catanduva, atuando na área de Ensino de Ciências e Quí­mica.

Jackson Gois, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Educação, São José do Rio Preto, São Paulo.

Licenciado e Bacharel em Quí­mica, mestrados em Bioquí­mica e Ensino de Ciências e Doutorado em Educação na USP. Docentedo Departamento de Educação da UNESP Rio Preto, atuando na área de Educação e Ensino de Quí­mica e Ciências.

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Publicado

2020-07-25