A polí­tica de formação de professores-educadores para o campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Autores/as

  • Jucélia Oliveira Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Rosineide Pereira Mubarack Garcia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.79-107

Resumen

Este artigo integra uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar a implementação da polí­tica de formação em Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), dando ênfase ao modelo da Pedagogia da Alternância. A discussão teórica baseou-se em autores como Arroyo (2004; 2007; 2010; 2012), Antunes-Rocha (2010), Molina (2010; 2015), Bicalho (2018), entre outros. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, do tipo exploratória, com estudo de caso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a análise documental, o questionário com docentes e estudantes e a realização de entrevista com os coordenadores dos cursos de LEDOC ofertados na UFRB. Os principais resultados da investigação indicaram a Pedagogia da Alternância como uma estratégia metodológica de caráter inovador, que tem favorecido o acesso e a permanência de campesinos trabalhadores na universidade, bem como proporcionado experiências magní­ficas e impactos de caráter individual e, sobretudo, coletivo, envolvendo as comunidades de origem e/ou do local de trabalho dos licenciandos. Nesse conjunto está inclusa a modificação de modos de pensar e de fazer acontecer a vida e a produção no campo, enfatizando a dimensão humana necessária à convivência em grupo, ao mesmo tempo em que resgata e mantêm vivos hábitos e costumes inerentes à cultura diversificada dos povos do campo, tão importantes quanto a de outros coletivos sociais. Entretanto, por ser uma experiência nova para a universidade, algumas dificuldades têm surgido durante a sua execução, as quais têm levado a equipe envolvida a repensar a forma como as atividades encontram-se organizadas nos projetos dos cursos.

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Biografía del autor/a

Jucélia Oliveira Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Polí­ticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Especialista em Gestão de Pessoas pela FTC; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT); Servidora Técnica da UFRB.

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS; Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM; Graduada em Pedagogia pela FEBA; Professora Associada do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação do Campo (UFRB); Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Polí­ticas Públicas e Segurança Social (UFRB); Lí­der do Grupo de Pesquisa Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT).

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Publicado

2020-07-22