Grupo de estudos constituído na própria escola: o caso da professora Mara
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1046Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões realizadas e a (re)significação de conhecimentos profissionais evidenciada por uma das professoras participantes de um grupo constituído na própria escola para estudar o Campo Conceitual Aditivo. A metodologia qualitativa integrou alguns elementos estudo de caso, segundo Chizzotti. Para a coleta de informações utilizou-se registros audiovisuais, observações, questionários, entrevistas. Teoricamente esta pesquisa fundamentou-se em estudos referentes à formação docente e ao Campo Conceitual Aditivo. Os resultados da análise dos dados aqui apresentados revelaram que a professora envolvida (re)significou seus conhecimentos sobre o ensino das estruturas aditivas, sobretudo a respeito da classificação proposta por Vergnaud. Essa profissional, valorizou os estudos realizados, a reflexão sobre sua prática e o caráter colaborativo do grupo. Entretanto, foi identificada a necessidade de aprofundar os estudos sobre a teoria que trata dos conhecimentos contidos nos esquemas de seus alunos, sobretudo, Conceito–em–ação e Teorema– em– ação.Downloads
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