Há lugar para as ações afirmativas no ensino superior?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10343Resumo
Resumo: A pesquisa de origem deste artigo buscou responder a seguinte questão: há espaço para as ações afirmativas para a população negra nos cursos de graduação da Universidade Federal de Catalão? A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma análise documental do tipo descritiva, visando contribuir com o debate das ações afirmativas e das questões étnico-raciais, em especial no ensino superior. Os documentos analisados foram os 37 Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação ofertados pela referida instituição. Os resultados evidenciam que, embora exista o argumento teórico e os instrumentos normativos que garantem a inclusão da temática nos PPCs dos cursos, as ações afirmativas e das questões étnico-raciais, nesses documentos, ainda não estão presentes de forma efetiva, estruturada e amplamente disseminada. Isso demonstra que essa questão ainda não é tratada com a devida prioridade, tampouco aparece com frequência nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e, em alguns, não há nenhuma menção. Contudo, cabe ressaltar que a efetiva incorporação do tema das questões étnico-raciais nos currículos requer orientações externas, mas também demanda, no âmbito institucional, a promoção de espaços para discussão crítica, para a formação continuada dos(as) docentes e para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que permitam a inclusão de conteúdos que abordem a questão étnico-racial ao logo de todo o processo formativo.
Palavras-chave: Ações Afirmativas, Ensino Superior, Projeto Político Pedagógico, UFCAT.