Conselhos de classe como territórios de formação humana integral: possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10004Resumo
Resumo: O presente trabalho resulta da investigação de caráter exploratório cujo objetivo foi identificar as possibilidades e os desafios inerentes aos Conselhos de Classe como espaços de formação humana integral na perspectiva da EPT. Para tanto se debruçou na análise de dissertações de mestrado produzidos âmbito dos Mestrado Educação Profissional e Tecnológica e do Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica. A escolha dos trabalhos analisados se deu a partir dos resultados de busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no banco de dissertações e produtos educacionais do Observatório do ProfEPT. Para análise dos dados utilizou-se o método a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). A fundamentação teórica baseia-se em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012); Ciavatta (2012), Aliança (2021), Medeiros Neta et al (2018), Sena Neto (2022) Ramos (2012); Baracho (2018), Dalben (2004), Debatin (2002) Libâneo (2004) e Leite (2012). Sem se propor a uma análise exaustiva ou esgotar o tema, o trabalho identificou possibilidades do conselho de classe como espaço de formação humana a percepção pelos autores desse colegiado como mecanismo dinamizador das ações pedagógicas da escola a partir de sua função como instrumento avaliativo, e, a percepção do conselho de classe como importante espaço de participação democrática e de formação política. Com relação aos principais desafios a pesquisa identificou primeiro a compreensão por parte dos docentes de um modelo avaliação historicamente alicerçado na absorção por parte dos alunos dos conteúdos, assim como na disciplina (comportamento) dos alunos, sendo o conselho de classe um espaço de julgamento e como segundo desafio a efetiva garantia condições objetivas para que todos possam participar de forma efetivamente nos conselhos de classe sem impedimentos de qualquer natureza.
Palavras-chaves: Conselho de classe, Formação humana integral, Participação, Educação profissional.