Chamada aberta para dossiê "Formação continuada de professores: múltiplos olhares, múltiplas ressignificações"

2024-08-22

Os Programas de Pós-graduação em Educação têm o compromisso de desenvolver pesquisas que contribuam, efetivamente, com a formação para uma atuação profissional crítica e solidária. No entanto, dois são os principais desafios enfrentados pelos Programas, sobretudo, nas ciências humanas, quais sejam: (a) sistematizar as contribuições das pesquisas na formação continuada de professores/as e (b) avaliar os impactos econômico, social e cultural da formação oferecida aos/as discentes e egressos/as. Diante desse contexto, este dossiê está interessado em conhecer o potencial inovador das propostas formativas dos Programas de Pós-graduação em Educação, seja na formação dos/as mestrandos/as e/ou doutorandos/as, seja nas pesquisas relacionadas à formação continuada de professores/as da Educação Básica e Superior. As reflexões sobre a formação de professores/as apontam a necessidade de se constituir esse espaço de diálogo entre os diferentes Programas de Pós-graduação em âmbito nacional e internacional, uma vez que os impactos das ações formativas podem variar de acordo com o projeto pedagógico, as demandas institucionais, as políticas educacionais e as características socioculturais da região considerando o contexto em que cada Programa está inserido. As discussões relacionadas à formação de professores/as, enquanto espaço de diálogo, oportunizam realizar intercâmbios de conhecimentos; conhecer as diferentes abordagens teórico-metodológicas; ressignificar práticas educativas a partir da disseminação das tecnologias digitais; ampliar polinizações de propostas criativas e ecoformadoras; propor reflexões acerca das interferências das experiências de pesquisa, nos âmbitos econômico, social e cultural. Diante da relevância e complexidade dos desafios discutidos neste dossiê, convidamos pesquisadores/as e acadêmicos/as comprometidos/as com o avanço do conhecimento educacional a contribuírem com suas pesquisas e reflexões.

A Revista  tem o prazer de receber artigos científicos que explorem o potencial inovador das propostas formativas dos Programas de Pós-graduação em Educação e que abordem as ressignificações de práticas educativas relacionadas à atuação nos contextos da Educação Básica e Superior. Este espaço se propõe a ser uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e para o diálogo entre diferentes Programas, visando à construção colaborativa de alternativas para os desafios enfrentados.

Proponentes
• Dra. Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Brasil.
• Dra. Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense –
Uniplac, Brasil.
• Dra. Verônica Holz Violant - Universidade de Barcelona – UB, Espanha.

Importante: no ato da submissão, é preciso indicar, nos comentários ao editor, o interesse em compor o Dossiê "Formação continuada de professores: múltiplos olhares, múltiplas ressignificações"

Prazo para submissão: até 15 de outubro de 2024

Publicação: dezembro de 2024

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