Um Corpo de Mulher e Resistência em Sin Titulo. Liliana Maresca con su Obra

Autores

  • Mariana Watanabe Barbosa Universidade Anhembi Morumbi
  • Cristiane Ferreira Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.1-13

Palavras-chave:

arte latino-americana, corpo feminino, Liliana Maresca

Resumo

Neste artigo nos debruçaremos sobre a fotoperformance Sin Tí­tulo. Liliana Maresca con su obra (1983), da artista argentina Liliana Maresca (1951 – 1994), de modo a propor um estudo a respeito do corpo de mulher enquanto dispositivo de resistência. Para tanto, articularemos as abordagens teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Judith Butler, e abordaremos a categoria gênero enquanto um dispositivo de controle dos corpos. Apontaremos também uma perspectiva histórica do perí­odo da ditadura militar argentina e de como as performances ganham espaço enquanto linguagem artí­stica neste contexto. Por fim, articularemos questões disparadas pela obra de Maresca com o nosso campo teórico-conceitual delineado para problematizar dispositivos de controle e afirmar o corpo feminino enquanto dispositivo de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Watanabe Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bolsista pela CAPES

http://lattes.cnpq.br/9974998735529226

Cristiane Ferreira Mesquita

Psicóloga, professora e pesquisadora do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi

http://lattes.cnpq.br/3922424679187086

Downloads

Publicado

2018-12-09

Edição

Seção

Artigos