Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os itens listados abaixo são condição obrigatória para a submissão de trabalhos, o não atendimento das condições cancelará automaticamente a submissão:
  • AUTORES: titulação de Doutoramento para um das(os) autoras(es) e mínima de mestranda(o) para coautoras(es).
  • CADASTRO: todos as(os) autoras(es) deverão ser cadastrados na Revista. Indicar: Nome, e-mail, ORCID, titulação (universidade), vínculo institucional.
  • CONTEÚDO: o trabalho é original e inédito.
  • OUTRAS SUBMISSÕES: o trabalho não está sendo submitido para outras Revistas.
  • IDIOMA: Português, Espanhol ou Inglês. (Resumos e palavras-chave nos três idiomas)
  • FORMATAÇÃO: devem seguir as indicações do link: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/about/submissions
  • AVALIADORAS(ES): as(os) autoras(es) devem indicar, em arquivo anexo, 03 pareceristas doutoras(es) sem conflitos de interesse (ver abaixo), indicando: Nome, email, justificativa para a indicação, currículo on-line Lattes ou página institucional da(o) parecerista.

    Conflitos de interesse entre autor(a) e parecerista, por exemplo:
    1) não sou namorado(a), cônjuge, companheiro(a), parente, consanguíneo ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, de nenhum dos(as) pareceristas;
    2) não sou/fui orientador(a) e nem orientado(a) pelo nome indicado ao parecer;
    3) não fui/sou chefe de grupo de pesquisa do qual as(os) pareceristas participaram/participam;
    4) não possuo trabalho publicado com os(as) pareceristas;
    5) desconheço a existência de qualquer outra situação que possa caracterizar conflito de interesse que impeça a indicação destes(as) pareceristas para meu artigo;
  • REPETIÇÃO: Autoras(es) não podem submeter mais de um artigo por ano.

Diretrizes para Autores

Normas para Formatação Revista Art & Sensorium

A Revista Interdisciplinar Internacionalde Artes Visuais - Art&Sensorium, publicada pelo Programa de Pós-Graduação da Unespar, aceita para avaliação artigos inéditos, concisos e consistentes preferencialmente com abordagem interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente em áreas temáticas tais como:

  • História e Teoria da Arte,
  • Poéticas Visuais (processos de Criação)
  • Pontes inter e transdisciplinares com outras áreas de conhecimento mantendo o foco em arte.

Serão aceitas contribuições nas seguintes modalidades:

a) Artigo: deve ser original, contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-cientí­fico destinada a divulgar resultados de pesquisa de cientí­fica, de natureza empí­rica, experimental ou conceitual (mí­nimo de 4.000 e máximo 15.000 palavras, incluindo tí­tulos, resumos, tabelas, legendas e referências).

b) Ensaio: reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação cientí­fica, com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante (entre 4.000 a 15.000 palavras, incluindo tí­tulos, resumos, tabelas, legendas e  referências).

c) Resenha: análise crí­tica sobre livro publicado nos últimos dois anos (até 4.000 palavras, com as mesmas configurações que se solicita ao texto, incluindo referência bibliográfica completa no cabeçalho).

d) Poéticas Visuais: segue a mesma regra que os artigos, porém se tratam do processo criativo do autor e podem ser escritos na primeira pessoa.

e) Ensaios Visuais: se tratam de ensaios onde as imagens façam parte da pesquisa poética do autor sem as caracterí­sticas da escrita de um artigo acadêmico. O trabalho deve ter uma apresentação inicial com até 3000 caracteres, seguida de imagens (entre 5 e 12: fotografias, desenhos, colagens, pinturas, etc.) com legendas citando autoria, tí­tulo, técnica, acervo, local e ano de realização.

Os Editores assumem que o uso das imagens nos está autorizado já na submissão do Ensaio Visual na Revista e que qualquer violação de direitos é de completa responsabilidade do autor. Em ensaios que envolvam outros autores, é obrigatório enviar uma declaração de Autorização do Uso de imagem segundo modelo abaixo:

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Eu, __________, RG: __________, órgão emissor _____, inscrito no CPF: _______________, endereço ____________________, na cidade ___________, estado _____, AUTORIZO o uso de minha obra/imagem/fotografia com tí­tulo_______________________, realizada no ano _______ por tempo indeterminado a ser publicada através da Revista Interdisciplinar Internacional em Artes Visuais Art&Sensorium da Unespar.

Assinatura: _____________________________

Local: _____________ Data: ____ /____ /____

Responsável pelo Material: __________________

 

OBSERVAÇÃO Importante: A partir de 2023 apenas serão aceitos artigos de Doutores. Estudantes mestrandos e doutorandos podem enviar textos em co-autoria com seus orientadores ou outro Professor Doutor conforme recomendação da Coordebação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES.

1. Formatação do Texto (artigos fora da formatação serão automaticamente recusados)

Idiomas: serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol.

  1. Layout: folha A4,
  2. Margens: 2x2x2x2 cm,
  3. Fonte: Times 12,
  4. Espaçamento entrelinhas simples, depois 6 pt,
  5. Alinhamento: justificado,
  6. Doc ou Docx.

2. Primeira página

Incluir tí­tulo, nome do autor (em nota de rodapé: instituição a qual possui ví­nculo, mini curriculo com max. 150 palavras, cidade, estado e paí­s, link do Lattes e ORCID e e-mail), Resumo (300 palavras máx.) e palavras-chave (3 a 5) separadas por ponto e ví­rgula (;). Fornecer tradução em inglês para o tí­tulo (Title), Resumo (Abstract) e Palavras-chave (keywords) e também em lí­ngua espanhola o Resumo (Resumen) e as Palavras-chave (Palabras Clave).

  • O Resumo deve apresentar a estrutura do artigo, problema de investigação, metodologias, resultados, conclusões e a possível contribuição/inovação do trabalho.
  • As informações sobre o autor serão retiradas pelo Editor ao enviar o trabalho para pareceristas para avaliação cega.

3. Citações

  • Com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e com sistema autor-data-página entre parênteses, ex: "O Transdisciplinar..." (NICOLESCU, 2001, p.34).
  • Com mais de três linhas deverão vir em um parágrafo formatado em fonte Times corpo 11 com recuo de 4 cm à esquerda, sem recuo primeira linha, sem aspas, espaçamento simples, com sistema autor-data-página.
  • Notas de rodapé podem ser utilizadas tanto para referências quanto para comentários (corpo 10). Deverão ser indicadas no texto como algarismos arábicos. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal.

As indicações das fontes entre parênteses, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

  • Uma obra com um autor: (STOCKHAUSEN, 1958, p.33)
  • Uma obra com até três autores: (CAGE; BOULEZ; WILLIAMS, 1980, p.22)
  • Uma obra com mais de três autores: (DELIÉGE et al., 2000, p.11-13)
  • Citação de obra citada: (FORTE 2001, p.94 apud HYDE, 2007, p.57)
  • Obra traduzida pelo autor do trabalho: (GRISEY, 1986, p.11, tradução nossa)
  • Nome do autor incluí­do na sentença: Segundo Murail (2001, p.35)

4. Referências

Times 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, sem recuo.

4.1 Livros

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Tí­tulo do trabalho: subtí­tulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

4.2 Partes de livros (capí­tulos, artigos em coletâneas, etc.)

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Tí­tulo da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Organizador(es) da Obra (Org.).Tí­tulo do trabalho: subtí­tulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

4.3 Artigos publicados em periódico

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Tí­tulo do artigo.Tí­tulo do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascí­culo, página inicial-final do artigo, data.

4.4 Trabalhos publicados em anais de eventos cientí­ficos

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Tí­tulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local.Tí­tulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

4.5 Teses e dissertações

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Tí­tulo do trabalho: subtí­tulo [se houver]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto, Universidade, Local, ano.

4.6 Trabalhos publicadosonline

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Tí­tulo do trabalho: subtí­tulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Disponí­vel em <http://...>. Acesso em dia mês abreviado ano.

5. Considerações Finais

Todos os artigos deverão finalizar com as Considerações Finais, conclusões, sobre a pesquisa realizada.

6. Imagens e legendas

6.1 As imagens devem ser centralizadas e sem textos ao lado.

O número de imagens não deve ultrapassar de 10. O sistema não aceita arquivos grandes (em média 3 Mega). Se tiver problema na submissão, experimente reduzir o tamanho utilizando a compactação de imagens do Word.

6.2 Legendas:

As legendas, em corpo 11, devem ser centralizadas logo abaixo da imagem e deverão ser numeradas (Figura 1, Figura 2, etc.).

7. Informações adicionais:

7.1 Os autores deverão obter as devidas autorizações para reprodução de material de fontes externas, imagens, etc., antes do envio do texto.

7.2 Os autores serão os únicos responsáveis pelo conteúdo dos seus artigos.

7.3 É de inteira responsabilidade a revisão gramatical dos artigos pelos autores. O artigo sem revisão será recusado.

7.4 Não será aceito para publicação trabalho de autor no mesmo ano em que já publicou na Art&Sensorium, salvo em Dossiês Temáticos.

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Ensaios Visuais

Ensaios visuais se referem a registros e testemunhos de experiências em poéticas artí­sticas

Ensaios

Trabalhos inéditos que indicam caminhos para pesquisas mais profundas.

Entrevistas

Publicações de entrevistas inéditas com artistas nacionais ou internacionais, realizadas com propósito de pesquisa, respeitando a indicação de titulação mínima exigida pela Art&Sensorium.

Resumos de Teses

Publicação de resumos de dissertações e teses de professores da Unespar ligados a pesquisa em Artes Visuais.

Dossiê - Melancolia e Arte

Desde o início da sua longa história, a melancolia declina-se no plural, designando realidades distintas e, inclusive, opostas. Efectivamente, há uma grande disparidade entre a abordagem da melancolia no corpus hippocraticum - onde é assumida como uma afecção patológica – e aquela que se encontra nos Problemas do Pseudo-Aristóteles – onde é vista como expressão de uma potência criativa excepcional.

Designada nomeadamente como acédia, nostalgia, spleen, a melancolia recobre um leque variado de estados e disposições anímicas, que apela a uma abordagem pluridisciplinar cruzando os campos da medicina, da filosofia, da literatura, da história das emoções com o campo artístico. Com esse intuito, a Revista Art&Sensorium desafia investigadores a darem o seu contributo para elucidar o fenómeno melancólico e sua significação em contextos diferentes artísticos.

Prazo de Submissão: 31 de Março de 2024

Dossiê: Artes Visuais, imaginários de esquerda e capitalismo na América Latina

It is the revolutionary imagination that articulates the relationship politics/art. In fact, it was the revolutionary violence and the iconoclastic secularism of the French Revolution that produced the modern notion of art (Groys, 2021). In Latin America, starting from the 1960s, the imaginaries linked to the French and Soviet revolutions were updated and reformulated based on historical colonial experiences, the triumph of the Cuban revolution (1953-1959), and the successive coups d'état that established dictatorial governments in Brazil (1964), Bolivia (1964), Argentina (1966 and later in 1976), Chile (1973), and Uruguay (1973). According to Ana Longoni, vanguard and revolution functioned as "ideas-forces" in the art of that period. It was from the encounter of these two concepts that a "vast repertoire of artistic interventions (productions, taking of positions, debates and ideas, individual and collective strategies) gave rise to diverse artistic-political poetics and programs, sometimes even opposite" (Longoni, 2014, p. 21). The association between revolution and vanguard in the early years of the military dictatorships in the Southern Cone redefined the role of art and artists. The political-ideological lexicon takes center stage in statements, on poetic productions by artists, and critical and theoretical formulations on the continent. Today, faced with total capitalism and from theoretical contributions provided by decolonial, autonomist, and anticapitalist perspectives, a wide range of strategies (poetic, discursive, exhibitive, curatorial, institutional), of political-ideological, ontoepistemological re-elaborations, have critically reviewed, rejected, and collaborated in the construction of alternatives to the hegemony of the capitalist imagination prevailing in art systems. For this issue of Art & Sensorium journal, we hope to receive analyses about different agents and agencies within the framework of the production and circulation of left-wing and capitalist imaginaries in Latin America. Particularly, the reflections should prioritize the period from the 1960s to the present moment.

We invite researchers and visual artists to submit proposals (Portuguese, Spanish, English) on the following topics, although they do not need to be limited to them:

- Circulation of left-wing thoughts and revolutionary imaginaries in the artistic field of Latin America between the 1960s and 1989, the year the Berlin Wall fell;

- Strategies of production and circulation of non-hegemonic and popular materialities, including graphic productions, in Latin America (from the 1960s to the present day);

- Art, decoloniality, and anticapitalist imaginaries in Latin America (from 1990 to the present day);

- Processes of artification and legitimization of artistic production in the contemporary art system;

- Exhibition studies, curatorial projects, and their circulations in the Global South and North within the framework of Modernity/Coloniality/Decoloniality (MCD) thinking;

- New political-environmental imaginaries: visualities and images in the context of environmental collapse;

- Visual essays and writings by artists on art and capitalism.

Organização: 

Ana Bugnone (FaHCE-UNLP)

Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS)

Fabricia Jordão (UFPR/PPGAV-UNESPAR)

Natália de La Rosa (IIE, UNAM, Unidad Oaxaca)

Raíza Cavalcanti (DPI/USACH)

Yasmin Fabris (PPGDesign/UFPR)

Prazo de envio dos artigos: 31 de março de 2024

Eixo Temático "Arte e Covid-19"

A arte nestes tempos de confinamento do séc. XXI chega-nos por meios áudio visuais tão acelerados e evoluí­dos que a sua contemplação pode ter tanto de terapêutico e pedagógico, como de aterrorizante e perturbador.
Este eixo temático da Revista Art&Sensorium para a Edição de Dezembro de 2020 visou potenciar uma reflexão de um tempo vivido com experiências em primeira mão, de um tempo em construção, pois só ao futuro cabe a lição desta pandemia do Covid-19 e então se saberá como foi representada na arte destes dias.

Dossiê Campo Remoto

Artigos e ensaios para a Edição de Dezembro de 2021 foi sobre a experiência de ministrar atividades entre alunos, artistas convidados e professores da Unespar, criando um Campo Remoto interativo, original e criativo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.