Submissão
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os itens listados abaixo são condição obrigatória para a submissão de trabalhos, o não atendimento das condições cancelará automaticamente a submissão:
-
AUTORES: titulação de Doutoramento para um das(os) autoras(es) e mínima de mestranda(o) para coautoras(es).
- CADASTRO: todos as(os) autoras(es) deverão ser cadastrados na Revista. Indicar: Nome, e-mail, ORCID, titulação (universidade), vínculo institucional.
- CONTEÚDO: o trabalho é original e inédito.
- OUTRAS SUBMISSÕES: o trabalho não está sendo submitido para outras Revistas.
- IDIOMA: Português, Espanhol ou Inglês. (Resumos e palavras-chave nos três idiomas)
- FORMATAÇÃO: devem seguir as indicações do link: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/about/submissions
-
AVALIADORAS(ES): as(os) autoras(es) devem indicar, em arquivo anexo, 03 pareceristas doutoras(es) sem conflitos de interesse (ver abaixo), indicando: Nome, email, justificativa para a indicação, currículo on-line Lattes ou página institucional da(o) parecerista.
Conflitos de interesse entre autor(a) e parecerista, por exemplo:
1) não sou namorado(a), cônjuge, companheiro(a), parente, consanguíneo ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, de nenhum dos(as) pareceristas;
2) não sou/fui orientador(a) e nem orientado(a) pelo nome indicado ao parecer;
3) não fui/sou chefe de grupo de pesquisa do qual as(os) pareceristas participaram/participam;
4) não possuo trabalho publicado com os(as) pareceristas;
5) desconheço a existência de qualquer outra situação que possa caracterizar conflito de interesse que impeça a indicação destes(as) pareceristas para meu artigo; - REPETIÇÃO: Autoras(es) não podem submeter mais de um artigo por ano.
Artigos
Política padrão de seção
Ensaios Visuais
Ensaios visuais se referem a registros e testemunhos de experiências em poéticas artísticas
Ensaios
Trabalhos inéditos que indicam caminhos para pesquisas mais profundas.
Entrevistas
Publicações de entrevistas inéditas com artistas nacionais ou internacionais, realizadas com propósito de pesquisa, respeitando a indicação de titulação mínima exigida pela Art&Sensorium.
Dossiê - Melancolia e Arte
Desde o início da sua longa história, a melancolia declina-se no plural, designando realidades distintas e, inclusive, opostas. Efectivamente, há uma grande disparidade entre a abordagem da melancolia no corpus hippocraticum - onde é assumida como uma afecção patológica – e aquela que se encontra nos Problemas do Pseudo-Aristóteles – onde é vista como expressão de uma potência criativa excepcional.
Designada nomeadamente como acédia, nostalgia, spleen, a melancolia recobre um leque variado de estados e disposições anímicas, que apela a uma abordagem pluridisciplinar cruzando os campos da medicina, da filosofia, da literatura, da história das emoções com o campo artístico. Com esse intuito, a Revista Art&Sensorium desafia investigadores a darem o seu contributo para elucidar o fenómeno melancólico e sua significação em contextos diferentes artísticos.
Prazo de Submissão: 31 de Março de 2024
Dossiê: Artes Visuais, imaginários de esquerda e capitalismo na América Latina
It is the revolutionary imagination that articulates the relationship politics/art. In fact, it was the revolutionary violence and the iconoclastic secularism of the French Revolution that produced the modern notion of art (Groys, 2021). In Latin America, starting from the 1960s, the imaginaries linked to the French and Soviet revolutions were updated and reformulated based on historical colonial experiences, the triumph of the Cuban revolution (1953-1959), and the successive coups d'état that established dictatorial governments in Brazil (1964), Bolivia (1964), Argentina (1966 and later in 1976), Chile (1973), and Uruguay (1973). According to Ana Longoni, vanguard and revolution functioned as "ideas-forces" in the art of that period. It was from the encounter of these two concepts that a "vast repertoire of artistic interventions (productions, taking of positions, debates and ideas, individual and collective strategies) gave rise to diverse artistic-political poetics and programs, sometimes even opposite" (Longoni, 2014, p. 21). The association between revolution and vanguard in the early years of the military dictatorships in the Southern Cone redefined the role of art and artists. The political-ideological lexicon takes center stage in statements, on poetic productions by artists, and critical and theoretical formulations on the continent. Today, faced with total capitalism and from theoretical contributions provided by decolonial, autonomist, and anticapitalist perspectives, a wide range of strategies (poetic, discursive, exhibitive, curatorial, institutional), of political-ideological, ontoepistemological re-elaborations, have critically reviewed, rejected, and collaborated in the construction of alternatives to the hegemony of the capitalist imagination prevailing in art systems. For this issue of Art & Sensorium journal, we hope to receive analyses about different agents and agencies within the framework of the production and circulation of left-wing and capitalist imaginaries in Latin America. Particularly, the reflections should prioritize the period from the 1960s to the present moment.
We invite researchers and visual artists to submit proposals (Portuguese, Spanish, English) on the following topics, although they do not need to be limited to them:
- Circulation of left-wing thoughts and revolutionary imaginaries in the artistic field of Latin America between the 1960s and 1989, the year the Berlin Wall fell;
- Strategies of production and circulation of non-hegemonic and popular materialities, including graphic productions, in Latin America (from the 1960s to the present day);
- Art, decoloniality, and anticapitalist imaginaries in Latin America (from 1990 to the present day);
- Processes of artification and legitimization of artistic production in the contemporary art system;
- Exhibition studies, curatorial projects, and their circulations in the Global South and North within the framework of Modernity/Coloniality/Decoloniality (MCD) thinking;
- New political-environmental imaginaries: visualities and images in the context of environmental collapse;
- Visual essays and writings by artists on art and capitalism.
Organização:
Ana Bugnone (FaHCE-UNLP)
Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS)
Fabricia Jordão (UFPR/PPGAV-UNESPAR)
Natália de La Rosa (IIE, UNAM, Unidad Oaxaca)
Raíza Cavalcanti (DPI/USACH)
Yasmin Fabris (PPGDesign/UFPR)
Prazo de envio dos artigos: 31 de março de 2024
Eixo Temático "Arte e Covid-19"
A arte nestes tempos de confinamento do séc. XXI chega-nos por meios áudio visuais tão acelerados e evoluídos que a sua contemplação pode ter tanto de terapêutico e pedagógico, como de aterrorizante e perturbador.
Este eixo temático da Revista Art&Sensorium para a Edição de Dezembro de 2020 visou potenciar uma reflexão de um tempo vivido com experiências em primeira mão, de um tempo em construção, pois só ao futuro cabe a lição desta pandemia do Covid-19 e então se saberá como foi representada na arte destes dias.
Dossiê Campo Remoto
Artigos e ensaios para a Edição de Dezembro de 2021 foi sobre a experiência de ministrar atividades entre alunos, artistas convidados e professores da Unespar, criando um Campo Remoto interativo, original e criativo.
Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões
O presente Dossiê pretende reunir um conjunto de reflexões, acerca da prática artística, desenvolvida por meio da gravura no âmbito da arte contemporânea. Nesse sentido, os processos de criação, a fusão de linguagens e técnicas, bem como o diálogo entre as artes e as questões latentes na sociedade contribuem para definir trajetos de criação no tempo presente.
O prazo de submissão será até 31 de agosto de 2024.
As regras de submissão podem ser acessadas no link abaixo:
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/about/submissions
Atenciosamente
Bernadette Panek e Renato Torres
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV
UNESPAR, Campus de Curitiba I, Embap
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).