Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Formatação Revista Art & Sensorium

Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium, publicada pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Unespar Curitiba Campus 1, aceita para avaliação artigos inéditos, concisos e consistentes preferencialmente com abordagem interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente em áreas temáticas tais como:

  • História e Teoria da Arte, 
  • Poéticas Visuais (processos de Criação) 
  • Pontes inter e transdisciplinares com outras áreas de conhecimento mantendo o foco em arte.

Serão aceitas contribuições nas seguintes modalidades:

a) Artigo: deve ser original, contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 12 e máximo de 18 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

b) Ensaio: reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação científica, com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante (mínimo de 12 e máximo de 18 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências).

c) Resenha: análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos (até 6 páginas, com as mesmas configurações que se solicita ao texto, incluindo referência bibliográfica completa no cabeçalho).

  • A Art&Sensorium reserva-se o direito de evitar a publicação de um mesmo autor em intervalos menores do que quatro edições.
  • O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

OBSERVAÇÃO Importante: A partir de 2018 apenas serão aceitos artigos de Mestres e Doutores. Estudantes de Mestrado e Doutorado podem enviar textos em co-autoria com seus orientadores ou outro Professor Doutor conforme recomendação da Coordebação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 

Porém, os editores reservam a possibilidade de aceitar artigos na Sessão de Poéticas Visuais de estudantes desde que em co-Autoria com professores Mestres e Doutores, sempre que avaliados positivamente pelos pareceristas. 

1. Formatação do Texto

Idiomas: serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol.

  1. Layout: folha A4, 
  2. Margens: 2x2x2x2 cm, 
  3. Fonte: Times 12, 
  4. Espaçamento entrelinhas simples, 
  5. Alinhamento: justificado, 
  6. Parágrafo primeira linha
  7. DOC ou DOCX.

Tamanho: artigos até 15.000 palavras; resenhas críticas até 4.000 palavras (fornecer ficha completa do objeto de estudo).

2. Primeira página

Incluir título, nome do autor, instituição a qual possui vínculo, cidade estado país, e-mail, resumo (300 palavras máx.) e palavras-chave (3 a 5), currículo (150 palavras máx.). Fornecer tradução em inglês para o título (title), resumo (abstract) e palavras-chave (keywords).

  • As informações sobre o autor serão retiradas pelo editor ao enviar o trabalho para pareceristas. 

3. Citações

  • Com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e com sistema autor-data-página entre parênteses, ex: "O Transdisciplinar..." (NICOLESCU, 2001, p.34).
     
  • Com mais de três linhas deverão vir em um parágrafo formatado em fonte Times corpo 11 com recuo de 4 cm à esquerda, sem recuo primeira linha, sem aspas, espaçamento simples, com sistema autor-data-página.
     
  • Notas de rodapé podem ser utilizadas tanto para referências quanto para comentários (corpo 10). Deverão ser indicadas no texto como algarismos arábicos. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal.

As indicações das fontes entre parênteses, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

  • Uma obra com um autor: (STOCKHAUSEN, 1958, p.33)
  • Uma obra com até três autores: (CAGE; BOULEZ; WILLIAMS, 1980, p.22)
  • Uma obra com mais de três autores: (DELIÉGE et al., 2000, p.11-13)
  • Citação de obra citada: (FORTE 2001, p.94 apud HYDE, 2007, p.57)
  • Obra traduzida pelo autor do trabalho: (GRISEY, 1986, p.11, tradução nossa)
  • Nome do autor incluído na sentença: Segundo Murail (2001, p.35)

4. Referências

Times 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, sem recuo.

4.1 Livros

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

4.2 Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Organizador(es) da Obra (Org.). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

4.3 Artigos publicados em periódico

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

4.4 Trabalhos publicados em anais de eventos científicos

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

4.5 Teses e dissertações

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto, Universidade, Local, ano.

4.6 Trabalhos publicados online

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es).Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Disponível em <http://...>. Acesso em dia mês abreviado ano.

5. Considerações Finais

Todos os artigos deverão finalizar com as Considerações Finais, conclusões, sobre a pesquisa realizada.

6. Imagens e legendas

6.1 As imagens devem ser centralizadas e sem textos ao lado.

O número de imagens não deve ultrapassar de 10. O sistema não aceita arquivos grandes (em média 3 Mega). Se tiver problema na submissão, experimente reduzir o tamanho utilizando a compactação de imagens do Word.

6.2 Legendas:

As legendas devem ser centralizadas logo abaixo da imagem e deverão ser numeradas (Figura 1, Figura 2, etc.). Pode-se usar a função Caption do Word.

7. Informações adicionais:

7.1 Os autores deverão obter as devidas autorizações para reprodução de material de fontes externas, imagens, etc., antes do envio do texto.

7.2 Os autores serão os únicos responsáveis pelo conteúdo dos seus artigos.

7.3 É de inteira responsabilidade a revisão gramatical dos artigos pelo autores. O artigo sem revisão será recusado.

7.4 Não será aceito para publicação artigo de autor no mesmo ano em que já publicou na Art&Sensorium.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Esta contribuição é ORIGINAL e INÉDITA . Confirmo que este manuscrito NÃO está sendo avaliado em nenhum outro periódico.

    Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    1. Cadastrei os dados do(a) autor(a) e co-autor(a/es) com a última titulação; a instituição, universidade e/ou pesquisa a que está vinculado;
    2. Inseri (copiei e colei) a URL (endereço eletrônico) do Currículo Lattes no cadastro do(a) autor(a) e de cada co-autor(a/es) Exemplo: http://lattes.cnpq.br/7906669030655297
  2. Confirmo que o número de autores por texto não ultrapassa ao limite de 2 (dois) membros.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e não passa de 4MB
  4. Caso tenha utilizado URLs (websites/endereços eletrônicos) no corpo do texto e/ou nas Referências pede-se que seja informado o endereço completo nas 'Referências' do manuscrito.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. Confirmo que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, no cabeçalho e na página Sobre a Revista.
  7. Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Internacional Interdisciplinar de Artes Visuais - Art&Sensorium, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
  8. Artigos ou ensaios escritos por graduandos serão aceitos desde que em co-autoria com professor(a) orientador(a) com titulação mínima de pós-graduação na área.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.