Aspectos da música eletroacústica mista: tecnologia, transformação estética e interatividade

Autores

  • Daiane Cunha UFPR Universidade Federal do Paraná
  • Helen Gallo UNESP Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.10.1.735

Resumo

Com o intuito de levar o leitor a uma melhor compreensão da música mista, tecemos comentários analí­ticos sobre a peça Beethoven através do espelho - Inventio, de Rael Toffolo, na qual a interação entre o piano e os sons eletroacústicos oferece subsí­dios para a compreensão de aspectos caracterí­sticos desse gênero. Neste sentido, também se mostrou necessário realizarmos uma contextualização inicial sobre o fazer musical contemporâneo e, posteriormente, sobre a caracterização da música mista, para então apontarmos possí­veis concretizações da performance interativa nessa composição em especí­fico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Cunha, UFPR Universidade Federal do Paraná

Daiane Solange Stoeberl da Cunha é Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente da Unicentro. Pesquisadora na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Música Contemporânea.

Helen Gallo, UNESP Universidade Estadual Paulista

Helen Gallo é pianista e pós-doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde desenvolve o projeto de pesquisa denominado "O virtuosismo na música contemporânea: uma perspectiva analí­tica a partir das obras para piano de Luciano Berio e György Ligeti", subsidiado pela CAPES. É autora do livro "Música de duas dimensões: correspondências entre os universos instrumental e eletroacústico" (2014), publicado pelo selo Cultura Acadêmica / Editora da UNESP.

Publicado

2015-08-31

Como Citar

CUNHA, D.; GALLO, H. Aspectos da música eletroacústica mista: tecnologia, transformação estética e interatividade. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2014.10.1.735. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/735. Acesso em: 19 abr. 2024.