REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO URBANA COMO AÇÃO POLÍTICA E POÉTICA NO ESPAÇO PÚBLICO

Autores

  • Gabriela Bortolozzo UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Merlo UNESPAR/FAP
  • Marcella Pacheco Perbiche Pacheco Perbiche UNESPAR/FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3702

Resumo

O presente ensaio pretende trazer uma discussão sobre a intervenção urbana de estética relacional e seu impacto no espaço público, circundando a temática de espaço e lugar como produtores de experiências e acontecimentos. Considera-se que o estar-junto provocado por esse tipo de ação é um instrumento de enfrentamento à ideia de mercantilização do ser humano e das suas relações. Ademais, discute-se a relação do transeunte com o espaço e com o intervencionista, discutindo o conceito de espectador como co-autor da intervenção urbana. Este ensaio tem como intuito demonstrar, com base em autores que perpassam essa temática, a importância da arte relacional como arte democratizante, geradora de diálogo e de sociabilidade. Anseia-se debater sobre o que as intervenções urbanas de estética relacional, que tem como uma de suas caracterí­sticas principais o estar-junto, provocam, insurgem e subvertem no seio da metrópole e no espaço público, além de propor compreender como é o ritmo e a vida dos sujeitos na cidade contemporânea, seu habitat e seu habitar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Bortolozzo, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), licenciada e bacharela em Geografia pela mesma universidade.tualmente participa do projeto de pesquisa "Arte e Espaço Público: uma discussão no meio da rua", coordenado pelo professor Dr. Diego Elias Baffi na UNESPAR campus Curitiba II (FAP)

Letícia Merlo, UNESPAR/FAP

Letí­cia Merlo é graduanda de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Foi membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Artes (GIPA) e atualmente participa do projeto de pesquisa "Arte e Espaço Público: uma discussão no meio da rua", coordenado pelo professor Dr. Diego Elias Baffi na UNESPAR campus Curitiba II (FAP).

Marcella Pacheco Perbiche Pacheco Perbiche, UNESPAR/FAP

Marcella Pacheco Perbiche é graduanda de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Foi membro do Grupo de Pesquisa em Improvisação Teatral (TOSCO) e atualmente participa do projeto de pesquisa "Arte e Espaço Público: uma discussão no meio da rua", coordenado pelo professor Dr. Diego Elias Baffi na UNESPAR campus Curitiba II (FAP).

Referências

BAFFI, Diego Elias. Escrita em Arte e Intervenção Urbana: pensando a grafia da ação cênica no espaço urbano. Curitiba: ABRACE, 2012.

BAFFI, Diego Elias. Passivatividade: exercí­cio da diferença na construção de uma ética cênica. São Paulo: UNICAMP, 2013.

BARROCO, S., SUPERTI, T. Vigotski e o Estudo da Psicologia da arte: atribuições para o desenvolvimento humano. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014.

BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Geraldi. Espanha: Revista Brasileira de Educação, 2002.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Trad. Denise Bottmann. Martins Fontes, 2009.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o "direto í cidade". Rio de Janeiro: Revista Direito, 2020.

__________________________.Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.

DEBORD, Guy. A sociedade do Espetáculo. Trad. Railton Souza Guedes. Coletivo Periferia, 2003.

FABIíO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e polí­ticas da cena contemporânea. Sala Preta, 2009.

FERNANDES, Renata Campos. Experimentação na feira de trocas poéticas. Curitiba: UNESPAR, 2015.

INTERVENÇíO, Urbana. In: Tv Brasil. Documentário proferido no Youtube (Brasil), 2015. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1t> Acesso em: 28 de junho de 2020.

LEFEBVRE, Henri. Le droit í la ville. Paris: Antropos, 1968.

LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

MARX. O capital. Trad. Rubens Enderle. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2013.

PANORAMA, Arte na Periferia. In: Peu Pereira. Documentário proferido no Youtube, São Paulo (Brasil), 2007. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=YKuCy_OLIlw> Acesso em: 28 de junho de 2020.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas:crônicas. - Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A perspectiva de Experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

BORTOLOZZO, G.; MERLO, L.; PERBICHE, M. P. P. P. REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO URBANA COMO AÇÃO POLÍTICA E POÉTICA NO ESPAÇO PÚBLICO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 23, n. 2, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.23.2.3702. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3702. Acesso em: 23 abr. 2024.