A fenomenologia de Merleau-Ponty e a arte relacional do século XX: Pressupostos para a expansão do conceito de espaço cênico.

Autores

  • Paulo Vinícius Alves PUCPR - Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná UNESPAR - Campus Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3698

Resumo

Este artigo relaciona alguns dos principais conceitos filosóficos de Merleau-Ponty com alguns artistas e algumas das experiências ocorridas no século XX nas artes visuais, experiências essas que podemos definir como representantes daquilo que chamamos de estética relacional. Abordo aqui algumas noções fundamentais da fenomenologia de Merleau-Ponty, bem como suas relações com alguns artistas e algumas obras criadas por eles. Tais reflexões foram de extrema importância e colocaram-se como o ponto de partida para a demarcação do espaço cênico no teatro contemporâneo como um espaço essencialmente relacional, foco principal da minha pesquisa de mestrado. Entre os principais conceitos do filósofo Merleau-Ponty está a noção de reversibilidade, a noção de corpo próprio e a distinção que ele faz entre Körper e Leib. Como os principais representantes das artes visuais do século XX elenco três grandes artistas: Hélio Oiticica, Lygia Clark e Marcel Duchamp. Este texto foi construí­do na interface entre arte e filosofia.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Alves, PUCPR - Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná UNESPAR - Campus Curitiba II

Professor do curso de Bacharelado em Artes Cênicas nas áreas de Direção de arte e Tecnologias cênicas (Visualidades). Ministra as disciplinas de Cenografia, Design Cênico e Figurino, entre outras. Currí­culo lattes -http://lattes.cnpq.br/0117489287872118

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

ALVES, P. V. A fenomenologia de Merleau-Ponty e a arte relacional do século XX: Pressupostos para a expansão do conceito de espaço cênico. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 23, n. 2, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.23.2.3698. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3698. Acesso em: 19 abr. 2024.