O ETHOS RELIGIOSO NA ANTIGUIDADE: A ORIGEM RITUALÍSTICA DOS JOGOS DE TABULEIRO

José Antônio Loures Custódio, Pepita de Souza Afiune

Resumo


O artigo aborda a origem dos jogos de tabuleiro e a mudança de um caráter ritualístico para um objeto de entretenimento nos dias atuais. O texto apresenta e problematiza jogos de civilizações antigas, como por exemplo o Jogo de Senat, o Jogo Real de Ur e a Mancala. Analisando os três jogos citados, é intrínseco perceber que a sua origem está diretamente relacionada ao ethos religioso na antiguidade, representando a forma de o homem lidar com o desígnio divino. Para entender essa problemática, abordamos o mito como um dispositivo de interconexão entre o cotidiano e o sobrenatural.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRIL, Editora. Os melhores jogos do mundo. São Paulo: Abril, 1978.

BAKOS, Margaret. O lazer no Egito antigo. In: BAKOS, Margaret. Fatos e mitos no antigo Egito. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

BIELESCH, Simone. Em busca de auxílio para o renascimento: estátuas funerárias de osíris e ptah-sokar-osíris. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972. 144 p.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª ed. 13ª reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323 p.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LANDIM, Wikerson. O tamanho da indústria dos vídeo games [infográfico]. Disponível em: . Acesso em 09 de dez. 2014.

LOPES, Ricardo. A contemplação estética como ideal do nirvana búdico. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista. São Paulo: UNESP, 2012.

LUDOMANIA. Os dados: um dos elementos básicos dos jogos de mesa, 2019. Disponível em: http://ludomania.com.br/Tradicionais/dados.html. Acesso em 21 de janeiro de 2019.

MIKOSZ, José. A Arte Visionária e a Ayahuasca: Representações visuais de espirais e vórtices inspiradas nos estados não ordinários de consciência (ENOC). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2009.

MONTE NETO, Luiz. O Jogo Real de Ur. Disponível em: . Acesso em 22 de dez. 2014.

NETO, João Pedro; SANTOS, Carlos Pereira dos; SILVA, Jorge Nuno. Babilônia – Ur. Revisão Edimpresa Impressão e acabamento Norprint. 2008. Disponível em: http://jnsilva.ludicum.org/hm2008_9/3babilonia.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

OLIVEIRA, Márcio de. O uso da noção de mito em Sociologia: analisando os discursos sobre Brasília. In: Revista de Ciências Sociais. V. 36. N. 1/2. Universidade Federal do Ceará, 2005. P. 105 – 116. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/article/viewFile/565/547. Acesso em 02 de abril de 2018.

PENNICK, Nigel. Jogos dos Deuses: A origem dos jogos de tabuleiro segundo a magia e a arte divinatória. São Paulo: Editora Mercuryo, 1992.

PEREIRA, Rinaldo. O jogo africano Mancala e o ensino de Matemática em face da Lei 10.639/03. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE, 2011.

PERIARD, Gustavo. Crowdfunding, o que é e como funciona. Sobre Administração, 2011. Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/crowdfunding-o-que-e-e-como-funciona/. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

PICCIONE, Peter A. In search of meaning of Senet. Archaeology. University of Waterloo. July/August, 1980. p. 55 – 58. Disponível em: http://healthy.uwaterloo.ca/museum/Archives/Piccione/index.html. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

WINGFIELD, Nick. Impressão 3D e financiamento coletivo renovam jogos de tabuleiro. Disponível em: . Acesso em 09 de dez. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Contato

Revista Científica / FAP

Rua dos Funcionários 1357 – Cabral

Curitiba - PR - 41 3250-7339 - 41 3250-7301

revistadeartes.fap@unespar.edu.br