Dançando números, formas e padrões

Autores

  • Maíra Spanghero Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.11.1.1377

Resumo

Ao mapear as práticas surgidas das relações entre dança e
matemática, identificamos três dimensões: das composições coreográficas cuja relação com a matemática seja intencional ou estruturante; dos sistemas analógicos e digitais para notação coreográfica; e dos processos de ensino e aprendizagem da matemática com o emprego de movimentos e dança. O
objetivo é apresentar estas dimensões, ressaltando as abrangências que lhes são próprias, bem como suas redes mútuas de coimplicação, inerentes à natureza das coisas complexas, como a dança.

Palavras-chave: Dança. Educação matemática. Notação coreográfica.Tradução. Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Spanghero, Universidade Federal da Bahia

Pesquisa as relações entre dança, comunicação e tecnologia. Docente da Escola de Dança
da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal
de Santa Catarina (1994), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Comunicação e Semiótica
pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Dança, na Brunel
University, em Londres (2009/10).

Publicado

2014-12-01

Como Citar

SPANGHERO, M. Dançando números, formas e padrões. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 11, n. 1, 2014. DOI: 10.33871/19805071.2014.11.1.1377. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1377. Acesso em: 25 abr. 2024.