Escritas do corpo e da cidade

Autores

  • Andrea Maciel Universidade de Bristol

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.11.1.1372

Resumo

RESUMO – " Escritas do corpo e da cidade" discute os devires da relação corpo e cidade, que podem ser entendidos como ferramentas e processos de criação de carto-coreografias com o espaço urbano. As carto-coreografias são resultantes de um processo hí­brido, em que a fisionomia arquitetônica da cidade, os pertencimentos sociais do corpo urbano, e a linguagem da dança se fazem visí­veis através da ação coreográfica e cartográfica por dentro do tecido urbano. A morfologia de linhas e planos do espaço público evidencia marcas e resí­duos das tensões polí­ticas e sociais de uma cidade uma vez que são absorvidas por um corpo em criação, ou por um corpo que decide dançar com a cidade ao invés de simplesmente dançar na cidade. Tomando como ponto de partida um exercí­cio investigativo de "dançar com a cidade" , compartilho a condição imanente deste processo, e problematizo aspectos intrí­nsecos desta ação urbana a partir dos conceitos de escritura, marca e multiconectividade.

Palavras-chave: Corpo e cidade. Performance. Marca. Escritura. Coreografia. Cartografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Maciel, Universidade de Bristol

Andrea Maciel é coreógrafa, bailarina e professora de Artes Cênicas PUC-Rio. Doutora em corpo e performance pela UNIRIO, com bolsa de pesquisadora visitante na NYU. Seu trabalho tem como foco a investigação do corpo em movimento em paisagens urbanas. Atualmente conduz pesquisa de pós–doutorado Escritas do Corpo e da Cidade na Universidade de Bristol

Publicado

2014-12-01

Como Citar

MACIEL, A. Escritas do corpo e da cidade. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 11, n. 1, 2014. DOI: 10.33871/19805071.2014.11.1.1372. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1372. Acesso em: 28 mar. 2024.