Conjecturas e divagações sobre biografias

Autores

  • Paola Secchin Braga Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.11.1.1371

Resumo

RESUMO – Os fatos e ações daqueles que outrora povoaram o mundo da dança, muitas vezes, nos chegam através dos relatos de suas histórias de vida. A necessidade do outro seria a fonte de nosso interesse nos detalhes dos fatos e gestos da vida do outro. Este artigo se propõe a examinar as primeiras autobiografias e biografias de bailarinos publicadas e, a partir delas, levantar algumas questões concernentes ao gênero biográfico no mundo da dança. Propõe-se também a refletir em como essas histórias de vida podem nos ajudar melhor a conhecer algumas das tensões subjacentes a todo relato que se pretende de cunho histórico.

Palavras-chave: Biografia. Autobiografia. Dança. Heterobiografia. Bailarino/bailarina. Heroí­na/herói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Secchin Braga, Universidade Federal Fluminense

Paola Secchin Braga é doutora em dança pela Universidade Paris 8, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a representação do corpo dançante em trabalhos biográficos. Atualmente, está em estágio de pós-doutorado (PNPD/CAPES – Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes) no PPGCA-UFF – Programa de pós-graduação em Estudos contemporâneos das artes, na Universidade Federal Fluminense, onde leciona e desenvolve pesquisa sobre a dramaturgia do movimento dançado. Bailarina formada por Eugenia Feodorova pelo método Vaganova, trabalhou em diversas companhias de dança no Rio de Janeiro e nos EUA e é professora de balé clássico; sua prática enquanto ensaiadora de companhias de dança contemporânea foram a base para sua monografia de pós-graduação e sua dissertação de mestrado.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

SECCHIN BRAGA, P. Conjecturas e divagações sobre biografias. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 11, n. 1, 2014. DOI: 10.33871/19805071.2014.11.1.1371. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1371. Acesso em: 18 abr. 2024.