: CHAMADA

CALL FOR PAPERS – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)

02/09/2019 a 02/02/2020

DOSSIÊ: CINEMA BRASILEIRO E EDUCAÇÃO

 

 A Revista Científica/FAP online vem se consolidando há 13 anos como uma publicação semestral do campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná da Unespar e que tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por Doutores e/ou Mestres em duas formas de chamadas: Dossiês Temáticos e Fluxo Contínuo, para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Arte/Tecnologia, Artes do Vídeo, Cinema, Dança, Fotografia, Performance, Música, Teatro, Comunicação, Educação e Ciências Humanas, nas suas mais variadas formas de análise interdisciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.

PRAZOS: O prazo de submissão dos textos e dos currículos à Revista Científica/FAP será: de 02/09/2019 a 02/02/2020, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlineSubmissions 

(Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas/revisores ad hoc da Revista)

 

 

DOSSIÊ: CINEMA BRASIELIRO E EDUCAÇÃO

 

Coordenadoras:  Profa. Dra. Salete Machado Sirino e

                              Profa. Dra. Solange Straube Stecz

 

Ementa: Diante das lacunas existentes no aperfeiçoamento de professores da Educação Básica, soma-se a dificuldade no cumprimento da Lei 13.006/2014, que acrescenta um parágrafo no artigo 26, da lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Esta lei estabelece a obrigatoriedade da exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filmes de produção nacional nas escolas de Educação Básica, como componente interdisciplinar e curricular, integrado à proposta pedagógica. Ao colocar o Cinema Brasileiro na escola, esta lei levanta uma série de discussões, como a formação dos professores para o uso educativo do Cinema. O acesso à produção audiovisual brasileira é apenas uma das faces da questão: cabe discutir os critérios de escolha dos filmes, a formação do público, a qualidade da exibição, conhecimentos não verbais vinculados ao som, à imagem e ao movimento, entre outras cognições. No contexto Cinema Brasileiro e Educação, inúmeras formas precisam ser pensadas, planejadas e executadas, visando a contribuição para uma cultura crítica dos chamados meios e recursos audiovisuais: cinema, televisão, internet, etc. Os meios de comunicação são estratos da cultura traduzidos em suportes de leitura do mundo. O crescimento e a multiplicidade da indústria cultural, constituída de espetáculos audiovisuais, colocou o cinema brasileiro em lugares e práticas diversas. Assim sendo, como se dará a formação de docentes para trabalhar com o cinema brasileiro, integrado em uma proposta pedagógica? Destarte, este Dossiê objetiva estudos sobre o Cinema Brasileiro, tanto os relativos às práticas educativas, quanto aos voltados à análises – forma e conteúdo – sobre aspectos criativos: roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som, como imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema.

 

Coordenadoras:

 

Salete Machado Sirino: Doutora e Mestre em Letras (UNIOESTE). Mestre em Educação (UEPG). Especialista em Cinema e Vídeo (FAP). Na Unespar/FAP, docente do Mestrado Profisisonal em Artes, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção. Coordena o Grupo de Pesquisa Cinema e Educação UNESPAR/CNPq. Figura como organizadora dos livros Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014) e Cinema Brasileiro e Educação (2018).

Contato: saletems@uol.com.br


Solange Straube Stecz: Doutora em Educação (UFSCAR). Mestre em História (UFPR). Na Unespar/FAP, docente do Mestrado Profissional em Artes e do Curso de Cinema e Audiovisual. Secretária Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro 2016/2018. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNILA. Membro da diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema 2014/2016. Diretora de Cultura da Unespar 2015-2018. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Contato: solange.stecz@gmail.com

 

*Previsão de publicação da edição: junho/julho de 2020

Editora Chefe dos Periódicos da FAP: Profa. Dra. Cristiane Wosniak