Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cientí­fica/FAP é uma publicação semestral do Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da UNESPAR. Indexada em sistema de dados Latindex (internacional) e em Sumários (nacional), é um periódico eletrônico de acesso livre e sem exigência de taxa de submissão ou publicação, disponí­vel na versão on-line (ISSN 1980-5071) e, atualmente, é avaliado como A4 (Qualis CAPES 2017-2020). Criada em 2006, a publicação tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções sob duas formas de chamadas:

a) Dossiê Temático, com perí­odo de chamada e tema pré definidos;

b) Fluxo contí­nuo, para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Artes do Ví­deo, Cinema, Dança, Artes Cênicas ou Teatro, Performance e Música; as propostas podem se relacionar com outros campos disciplinares, a partir das mais variadas abordagens teóricas.

O periódico aceita trabalhos de autores/as Mestres/as e Doutores/as, fomentando a diversidade geográfica da pesquisa em Artes, além do intercâmbio entre pesquisadores/as de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Excepcionalmente, a critério do/a editor/a e/ou dos/as editores/as convidados/as para os dossiês, serão aceitos trabalhos de doutores/as em co-autoria com mestrandos/as.

Somente devem ser inseridos como (co)autore/as aquelas pessoas que atuaram significativamente na: (a) elaboração da pesquisa; (b) escrita; (c) revisão final do texto e que (d) assumem a responsabilidade integral pelo conteúdo publicado. A atuação como orientação, por si só, não caracteriza a autoria no texto derivado (no caso, o manuscrito submetido). Colaborações que não impliquem nesses quatro níveis devem ser inseridas como agradecimentos, ao final do texto.

* Os artigos fora do domí­nio das Artes serão automaticamente recusados. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos serão previamente avaliados pela equipe editorial da Revista.

Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais descritos no item "˜Diretrizes para Autores' serão devolvidos e os demais serão encaminhados aos/`as pareceristas para avaliação. A análise será realizada sob a forma de parecer formal. Os trabalhos submetidos (tanto no caso dos Dossiês, quanto no Fluxo contínuo) passam por avaliação duplo-cega. Feita a análise, a equipe editorial entrará em contato com o autor por e-mail para comunicar se o seu artigo foi aceito ou recusado. No caso de haver modificações sugeridas pelos pareceristas, o/a autor/a deverá atendê-las, tendo um prazo máximo estabelecido no email enviado.

Os trabalhos serão avaliados quanto aos conteúdos teórico e empí­rico, à coerência e ao domí­nio a partir da literatura cientí­fica e artí­stica. Também pela contribuição para a área especí­fica, atualidade do tema, estruturação do texto, metodologia e qualidade da redação. 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princí­pio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Criada em 2006, pelas professoras Margie Rauen e Mônica de Souza Lopes, a publicação tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com perí­odo e tema previamente definidos; b) Fluxo Contí­nuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre pesquisadores/as de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.