GESTÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO DE UMA CACHAÇARIA NO LITORAL DO PARANÁ - BRASIL

Autores

  • Bianca Mie Sannomiya

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.1.3294

Palavras-chave:

Cachaça de alambique, estudo de caso, microindústria rural, mix de marketing.

Resumo

A cachaça surgiu no século XVI, logo após o descobrimento do Brasil, em algum engenho do litoral paulista. O ato de beber o destilado passou a ser considerado o sí­mbolo pelo patriotismo na luta pela independência do Brasil, uma vez que a bebida provocou um dos primeiros movimentos de resistência às ordens portuguesas. No litoral do Paraná a cachaça tornou-se patrimônio cultural e atrativo turí­stico. Tendo em vista a importância da produção da cachaça para o segmento de microindústria rural, no litoral do Paraná, para a geração de renda, desenvolvimento regional e o estí­mulo do fluxo turí­stico rural, esta pesquisa teve como objeto de estudo a empresa Casa Poletto, produtora de cachaça de alambique, situada no municí­pio de Morretes, no litoral do Paraná. O método para coleta dos dados foi a entrevista não estruturada aplicada ao gestor da empresa. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a gestão do composto mercadológico da empresa Casa Poletto. A empresa revelou um mix de produtos bem diversificado. O principal canal de venda é a loja de fábrica. A divulgação é uma das principais fragilidades apontada pela empresa. O preconceito acerca da bebida é um dos motivos que enfraquecem a imagem da cachaça.

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Publicado

2020-01-29

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Artigos