ENSINO DE CINEMA A PARTIR DE OFICINAS: PERSPECTIVAS DE CRIAÇÃO NA SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA (2018-2019)

Autores

  • Halyne Czmola Lima Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rita de Cássia Tinte
  • Sara Reis Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2975

Resumo

Este artigo surge da experiência e reflexão sobre duas oficinas de cinema ministradas na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, nos anos de 2018 e 2019, que tiveram como objetivos possibilitar aos futuros docentes o contato com as artes do ví­deo, ofertando atividades de criação prática sobre audiovisual, conhecimentos teóricos sobre as relações entre cinema e educação, bem como potencialidades educativas no ambiente institucional escolar. Contendo considerações acerca do que foi observado e analisado enquanto dados qualitativos sobre as vivências dos participantes, discussões originadas a partir das demandas cinematográficas dos sujeitos (incluindo relações entre cinema e surdez; cinema e educação fí­sica; imagem e som), e os processos percorridos do ensinar ao criar, concluindo com a necessidade do cinema na escola e suas dinâmicas de apreensão, para o desenvolvimento de novas metodologias e maneiras de compreender o cinema e as artes do ví­deo enquanto patrimônio cultural e dever social da escola de disseminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halyne Czmola Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e formada em Produção de Áudio e Ví­deo pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atua como bolsista no Projeto de Extensão 'GÊNERO, TRABALHO E SEXUALIDADE NO ASSENTAMENTO DO CONTESTADO LAPA/PR' pela UFPR. Faz parte do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) na UFPR e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Imagem e Contemporaneidade na UTP

Rita de Cássia Tinte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), técnica em Administração pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI). Atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência - PIBID - Pedagogia 3 (UFPR), que tinha o trabalho voltado para a Matemática na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Atualmente é bolsista pelo Projeto de Extensão Diálogos entre Educação e Neurociências: contribuições para a Educação Infantil, na Universidade Federal do Paraná, atuante também como voluntária pelo Projeto A Literatura Infanto-Juvenil no Ambiente Hospitalar e voluntária no Programa Licenciar da UFPR, pelo Projeto As boas práticas educativas nas aulas de Educação Fí­sica em contextos de vulnerabilidade social: exercí­cios investigativos e reflexivos em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR

Sara Reis Cordeiro


Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

Downloads

Publicado

13-02-2020

Como Citar

Lima, H. C., Tinte, R. de C., & Cordeiro, S. R. (2020). ENSINO DE CINEMA A PARTIR DE OFICINAS: PERSPECTIVAS DE CRIAÇÃO NA SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA (2018-2019). O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2975