Notícias

DOSSIÊ – REVISTA O MOSAICO – EDIÇÃO ESPECIAL - ‘DANÇA’

 

TÍTULO: ´MEMÓRIA, HISTÓRIA E CONFIGURAÇÕES EM DANÇA – 30 ANOS DO UM – NÚCLEO DE PESQUISA ARTÍSTICA EM DANÇA DA UNESPAR/FAP´ 

 

ORGANIZAÇÃO:  Profa. Dra. Rosemeri Rocha (Doutora em Artes Cênicas pela UFBA e docente no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR-campus Curitiba II/FAP); Profa Dra Elke Siedler ( Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP) e Renata Roel (Mestre  em Dança - Programa de pós-Graduação em Dança pela UFBA e doutoranda em Teatro pela UDESC).

DADOS DA REVISTA:

 

Revista O Mosaico (Unespar) é um periódico online semestral, de acesso aberto e gratuito, voltado para a publicação de artigos, resenhas, memoriais artístico-reflexivos, traduções e entrevistas resultantes de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação nas diferentes linguagens da área de Artes. A edição em tela será dedicada à Dança.

 

ISSN: 2175-0769

 

EMENTA DO DOSSIÊ: 

 

Esta edição da Revista O Mosaico dedica-se a reunir pesquisas oriundas de estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Dança e áreas afins. A proposta deste Dossiê é promover a divulgação e o acesso a pesquisas consideradas como artística e cientificamente consistentes e relevantes para as artes do corpo/Dança.

Assim, este dossiê também pretende abarcar trabalhos que tomem a própria realização artística objeto de pesquisa e produção de conhecimento e, por isso, selecionaremos artigos de escrita autoral que autenticamente coloquem conceitos, ideias, teorias e referências estéticas em diálogo com a área da Dança.

 

UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança nasceu em 1987 com o nome de Grupo de Dança e desde então passou por vários locais e formatos de existência. Desde 2000, O UM foca no criador-intérprete investindo na autonomia e nas práticas onde o artista-pesquisador é o sujeito e objeto de estudo nos processos investigativos que articulam teoria e prática. Assim, nos últimos dezessete anos, a proposta tem sido: desenvolver pesquisas fundamentadas no viés da Educação Somática, priorizando  o estudo dos processos perceptivos e investigativos, a partir dos seguintes conceitos: 1) Corpo Propositor/Enação; 2) Discurso Performativo/dramatúrgico; 3) Memória/imagem, atrelados aos processos de criação que partem de questões individuais e que se complexificam em criações colaborativas e compartilhadas.

Como metodologia, o coletivo trabalha com a elaboração de mapas de criação onde são testados os conceitos citados, assim como são gerados os parâmetros das criações artísticas.

Em virtude da celebração dos 30 anos do UM, abre-se a coordenação de um Dossiê sobre PESQUISA E CRIAÇÃO EM DANÇA.

 

A partir destes apontamentos, o dossiê será organizado na reunião de artigos que dão o tom da multiplicidade de perspectivas que possibilitam o pensar-fazer Dança na contemporaneidade a partir dos seguintes eixos:

  1. Teorias da (em) Dança;
  2. Dança e criação artística no contexto da Educação;
  3. Reflexões sobre Processos de Criação em Dança;
  4. Estudos analíticos e críticos sobre obras e autores de(em) Dança;
  5. Dança: diálogos com outras áreas, linguagens e saberes;
  6. Histórias da Dança - memórias de grupos, companhias e coletivos de Dança no Brasil;
  7. Políticas para a área da Dança no Brasil;
  8. Configurações em dança;

 

 

PRAZOS:

O prazo de submissão do texto e do currículo à Revista O Mosaico é 30/06/2018, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site:

(http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/index).

Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas ad hoc da Revista.

 

Previsão de publicação do dossiê: setembro de 2018.

 

Aguardamos, então, o retorno de vocês, agradecendo a parceria conosco desde já!

Abraços!

 

Rosemeri Rocha, Renata Roel e Elke Siedler.

(Organizadoras do Dossiê)

 
Publicado: 2017-12-04 Mais...
 
1 a 1 de 1 itens