Um estudo sobre programas de iniciação à prática profissional de professores no Brasil: o PIBID e o estágio de Residência

Autores

  • Thaís Regina Miranda Martins UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Milka Helena Carrilho Slavez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.684

Palavras-chave:

Programas de Formação Docente, Formação Profissional de Professores, Preparação a Docência.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo apresentar as perspectivas de dois programas de iniciação à docência no Brasil. Tratam-se das propostas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem como propósito demonstrar experiências inovadoras que promovem a inserção dos licenciandos nas instituições de educação básica e assim proporcionar maior articulação na formação para a docência, pois contam com professores experientes das escolas e também com aqueles que já desempenhavam o papel de formadores nas universidades. Utiliza-se como referencial teórico estudos de Antonio Nóvoa (2009); Maurice Tardif (2005); Elba Barretto, Bernardete Gatti, Marli André (2011). Ao longo do texto, é possí­vel observar a importância da inserção de futuros professores no ambiente escolar, por meio de programas de apoio a iniciação à docência, ainda durante a formação acadêmica, pois a prática docente pode ser enriquecida a partir de propostas oferecidas aos futuros professores de modo a inseri-los na escola, propiciando conhecimentos da rotina da profissão de professor, promovendo a socialização com outros profissionais e contribuindo para a cooperação com colegas de profissão. Tudo isso visa a constituição da profissionalização docente com acompanhamento de professores experientes para que possam orientá-los para a prática profissional, permitindo o iní­cio da atuação como professor a partir da articulação de conhecimentos teóricos e práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Regina Miranda Martins, UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Mestranda no Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaí­ba-MS. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências-Habilitação Plena em Matemática. Graduada em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Professora Titular na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. e-mail thaisdrac@yahoo.com.br.

Milka Helena Carrilho Slavez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marí­lia-SP. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Administração da Educação: Polí­ticas, Planejamento. Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaí­ba-MS.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos