Os objetivos da Educação Fí­sica nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: confronto entre planos de ensino e as perspectivas docentes

Autores

  • Fabiana Andreani Instituto Federal de São Paulo - IFSP.
  • Glauco Nunes Souto Ramos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Lilian Aparecida Ferreira Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências/Bauru

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.8-22

Palavras-chave:

Educação Fí­sica, Ensino médio integrado, Ensino.

Resumo

A presente pesquisa teve como foco analisar o confronto entre os objetivos da Educação Fí­sica junto ao IFSP presentes nos planos de ensino do componente curricular e nas perspectivas dos professores. A abordagem investigativa, de natureza qualitativa, assentou-se na pesquisa descritivo-interpretativa. As coletas foram realizadas por meio de análise documental dos planos de ensino de 33 campi do IFSP e entrevista semiestruturada com 15 professores de Educação Fí­sica. Os resultados apontaram certo alinhamento em defesa de uma formação crí­tica dos estudantes, tanto nos planos de ensino quanto na fala da maioria dos docentes, expressando uma convergência entre as produções acadêmicas da área e revelando a forte influência das polí­ticas públicas educacionais relacionadas às proposições curriculares. Ainda assim, em outros planos de ensino, ficou explicitada a existência de uma orientação higienista e esportivista, materializando a existência de campos de disputa ainda presentes na área. Foi identificada a presença marcante da temática saúde, tanto nos objetivos dos planos de ensino quanto nas falas dos professores, matizada ora por um viés da saúde coletiva que estabelece diálogo entre as práticas corporais e o contexto social, bem como, por uma referência da saúde como responsabilidade de cada pessoa. Tais sí­nteses são reveladoras de um cenário recheado de contradições e desafios ainda sólidos no ensino da Educação Fí­sica junto ao ensino médio integrado e que carecem de mais investigações para uma melhor compreensão.

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Biografia do Autor

Fabiana Andreani, Instituto Federal de São Paulo - IFSP.

Docente de Educação Fí­sica no ensino básico técnico e tecnológico do IFSP - Câmpus Tupã.

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do curso de graduação em Educação Fí­sica do Departamento de Educação Fí­sica e Motricidade Humana e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Fí­sica em Rede Nacional (ProEF) junto í  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenador do ProEF polo da UFSCar/São Carlos, vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).

Lilian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências/Bauru

Docente do curso de graduação em Educação Fí­sica e do
Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual
Paulista/Faculdade de Ciências/Bauru, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das
Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), membro da Associação Internacional
de Praxiologia Motriz (AIPRAM).

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Publicado

2021-12-23