Sexualidade e deficiência: reflexões a partir de um curta metragem

Autores

  • Luiz Fernando Zuin Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Fatima Elizabeth Denari Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Aparecido Renan Vicente Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.216-226

Resumo

A sexualidade ainda é um tema polêmico que desperta dificuldades í queles que cotidianamente se defrontam com essa questão, e a problemática pode ser ainda maior quando falamos da sexualidade de pessoas com deficiência, cuja exclusão afeta principalmente o campo sexual. O senso comum elenca o público com deficiência como assexuado, tornando-o excluí­do sexualmente. Frente ao exposto, a pesquisa tem como objetivo principal analisar as dificuldades enfrentadas no campo sexual por jovens com Sí­ndrome de Down a partir da análise do curta metragem Colegas, filme do diretor Marcelo Galvão lançado no ano de 2013. A metodologia utilizada foi a do método descritivo, considerando as cenas mais marcantes em comparativo com a realidade social. Os resultados apontam que é preciso, a partir de uma visão otimista, valorizar os aspectos positivos em detrimento dos preconceitos, dos mitos e tabus que abarcam a sexualidade da pessoa com Sí­ndrome de Down.

Palavras- chave: Sexualidade, Estigma, Sí­ndrome de Down.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Zuin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). Atualmente, é diretor pedagógico na Apae de Matão (SP), além de professor coordenador na Etec Sylvio de Mattos Carvalho, unidade vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial – Deficiência intelectual e autismo.

Fatima Elizabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Professora Doutora junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, sexualidade e deficiência e formação de professores. Atua como professora colaboradora junto ao Programa de Pós Graduação em Diversidade e Educação Sexual da FCL/UNESP, campus de Araraquara.

Aparecido Renan Vicente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Psicólogo (CRP 06/152682), doutorando em Ciências Biológicas e da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-graduando em atendimento psicossocial a ví­timas de violências pela mesma instituição, possui mestrado em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). Sua formação inclui qualificações em perí­cia judicial e perí­cia judicial no âmbito da Psicologia

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Intellectual disability: definition, classification and system of supports, 2010.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurí­dicos. Brasí­lia, DF. 6 de julho de 2015c.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

COLEGAS. Direção: Marcelo Galvão, Produção: Marçal Souza, São Paulo, Gatacine, 1 de março de 2013.

CUSTÓDIO, Vagner Sérgio. Atividades lúdicas como elemento facilitador para inclusão do deficiente auditivo na classe comum. 2002. Disponí­vel em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91279. Acesso em: março, 2021.

DENARI, F. E. Sexualidade e deficiência mental: reflexões sobre conceitos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marí­lia, v. 8, n. 1, p. 9-14, 2002.

______. Adolescência, afetividade, sexualidade e deficiência intelectual: o direito ao ser/estar. Revista Iberoamericana de Educação, Araraquara,v. 5, n.1, p. 1-9, 2010.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1976

Downloads

Publicado

2021-08-11