Saberes, experiências e diálogos: ensino de História, gênero e História Pública

Autores

  • Kenia Gusmão Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.138-153

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a inclusão de perspectivas de gênero nos processos de Ensino de História, considerando-se ainda as proximidades do campo com as possibilidades abertas pela História Pública. As concepções de gênero que chegam à sala de aula são atravessadas por noções temporais construí­das na cultura histórica. Desse modo, a consideração dos saberes históricos, a partir de experiência e de narrativas dos estudantes e de outros meios que o circulam, tarefa assumida por uma educação democrática, juntamente com os esforços para construção coletiva de uma História que considere a sua própria audiência e multiplicidade de representações - entendimentos estes presentes no horizonte valorizado pela História Pública - podem ser importantes ferramentas para a mediação de professoras e professores na construção de aprendizagens relativas a gênero e suas interseccionalidades.

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Biografia do Autor

Kenia Gusmão Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).Mestre em História pela Universidade de Brasí­lia (UnB).Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2021-06-09