Percepção de alunos/as sobre gênero no Ensino de História: polí­ticas públicas de formação docente e educação básica

Autores

  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande–MS –Brasil. Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em História Social (USP).
  • Renato Nunes Siqueira
  • Rachel Duarte Abdala Universidade de Taubaté-UNITAU; Universidade de São Paulo-USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.118-137

Palavras-chave:

Gênero, Diferença, Ensino de História, Processos formativos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e avaliar a experiência do desenvolvimento de um projeto educativo que abordou as questões das diferenças, em especial as de gênero durante aulas do componente curricular de História, de um 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi desdobramento da participação de seus componentes em ações de polí­ticas públicas de formação de professores/as como o curso Gênero e Diversidade na Escola GDE-UFABC e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid-Unitau. Os procedimentos compreendem a análise de conteúdo documental, de imagens produzidas e questionários respondidos pelos/as alunos/as de uma escola da rede municipal de Taubaté. Consideramos positivos os resultados alcançados e entendemos que isso se relaciona ao fato de o projeto ter sido gestado a partir das demandas diagnosticadas na realidade escolar e no diálogo aberto e democrático – a possibilidade de falar e ser ouvido – travado ao longo do desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande–MS –Brasil. Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em História Social (USP).

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Foi professora da Universidade de Taubaté - UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano, e Mestrado Profissional em Educação, e no Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS no Mestrado de Gestão e desenvolvimento Regional. E foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID. É, atualmente, professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho – USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006).

Renato Nunes Siqueira

Professor da Rede Estadual de Educação de São Paulo, em Taubaté-SP. Licenciado em História (UNITAU).

Rachel Duarte Abdala, Universidade de Taubaté-UNITAU; Universidade de São Paulo-USP


Mestre (2003) e Doutora (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Professora colaboradora do Curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo í  Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté. Coordenadora Adjunta e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU. Coordena Projetos de Extensão Universitária sobre Educação Patrimonial e Patrimônio cultural. Pesquisadora Associada do Projeto Temático FAPESP: "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)". Autora do livro: "Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos" (2020), além de capí­tulos em livros e em periódicos.

Downloads

Publicado

2021-05-31