BOTÂNICA em PRÁTICA: ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Alexandre Empinotti, Angelita Barth, Daiane Niedzielski, Eduardo Antonio Tusset, Evelyn Stachniak, Rogério Antonio Krupek

Resumo


O presente artigo tem por finalidade apresentar parte dos resultados obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto “Botânica a ciência do dia a dia: atividades práticas como mecanismo de formação e aprendizagem em Ciências e Biologia” financiado pelo programa Universidade sem Fronteiras da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Para tanto, são apresentados 21 planos de aula, todos relacionados com a área de Botânica, desenvolvidos junto aos alunos de Ensino Fundamental dos colégios estaduais Neusa Domit e Judith Simas Canellas, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Paraná. Todos estes planos de aula foram desenvolvidos junto com os alunos de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental de ambas os estabelecimentos de ensino. Cada um deles conta com uma descrição básica (Fundamentação teórica), os materiais utilizados e os procedimentos, além de questões discutidas ao longo do desenvolvimento das atividades práticas. Estes planos de aula aqui reunidos têm por finalidade demonstrar que atividades práticas e experimentos simples podem ser facilmente desenvolvidos junto aos alunos do ensino básico, propiciando aos mesmos maior compreensão sobre temas diversos da área de Biologia Vegetal e facilitando a compreensão dos assuntos tratados em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.