FORMAÇÃO CONTINUADA E MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Patrícia Iatskiu Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória
  • Rosane Regina de Mattos Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória
  • Júlia Caroline Flissak Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória
  • Noara Maria Kaap Fernandes Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória
  • Camila Juraszeck Machado Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória
  • Josimar Mariano Borrile Universidade Estadual do Paraná,campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.2.407

Resumo

A formação continuada de profissionais de educação é indispensável para uma boa prática pedagógica. Os professores de ciências e biologia necessitam de constante atualização e métodos didáticos variados. O objetivo desse trabalho foi investigar as percepções, caracterí­sticas e concepções de docentes de ciências e biologia, participantes de um curso de capacitação continuada, quanto ao seu perfil profissional e o uso de modalidades didáticas. Os dados foram obtidos através de questionários com questões fechadas e analisados através de porcentagens. As análises demonstraram que as atividades de laboratório foram ditas como as mais significativas para o ensino-aprendizagem, comparadas com outras modalidades didáticas. Os professores enfatizaram também o desinteresse dos alunos e a falta de comprometimento com a qualidade da educação por parte dos órgãos públicos.

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Publicado

2015-05-08