Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.48-63

Palavras-chave:

Educação básica, formação de professores, metodologias de ensino.

Resumo

Por metodologias ativas, entendemos os métodos, técnicas e estratégias que o professor utiliza para converter o processo de ensino em atividades que incentivem a participação ativa do aluno e levem à aprendizagem. Este estudo tem por objetivo investigar o contexto do ensino da Biologia na percepção de professores diante das demandas do Novo Ensino Médio, o qual propõe que o aluno tenha um itinerário próprio de aprendizagem e como as metodologias ativas podem contribuir nos resultados esperados nesta etapa de ensino. A pesquisa tem caráter descritivo exploratório com abordagem qualitativa, com uso de um questionário online para coleta de dados. Os dados foram analisados usando como referência as Competências e Habilidades da BNCC a as Diretrizes Curriculares do EM, buscando interferências especí­ficas. Os resultados revelam, que muitos professores ainda utilizam recursos padrões, como aulas expositivas, e que sentem falta de modelos e referenciais teóricos para desenvolver metodologias mais atrativas.

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Biografia do Autor

Eliane de Lourdes Fontana Piffero, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela URCAMP (1996), especialista em Educação Ambiental pela URCAMP ( 2000), mestrado em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional(UTN) de Buenos Aires (2010) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (2017) . Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida de Saúde Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde e especialista em Atividade Fí­sica e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF), UNIPAMPA-Uruguaiana. Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Foi Educadora Fí­sica no Programa de Governo Movimento da Vida, vinculado a Prefeitura Municipal de Alegrete e gestado pela Fundação Educacional de Alegrete por 7 anos. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em esportes, recreação e saúde. Tem interesse na área de Atividade Fí­sica e Saúde, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores.

Caroline Pugliero Coelho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha em 2010, especialista em Neuropsicopedagogia Clí­nica, especialista em Gestão Escolar. Mestranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade federal do Pampa UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS).

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Quí­mica Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Quí­mica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professor no curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Bioquí­mica e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2020-07-07