MEIO AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIMENSÕES CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.1.299Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais vinculados com os pilares da educação servem de apoio para o desenvolvimento de discussões dentro do contexto escolar de várias temáticas, dentre as quais, encontram- se a do meio ambiente. Por ser o livro didático um dos recursos mais utilizado na prática docente, esta pesquisa teve por objetivo analisar como é feita a abordagem das dimensões conceitual, atitudinal e procedimental da temática meio ambiente instituídas pelos PCN em consonância com os pilares da educação em livros didáticos de biologia. A pesquisa foi realizada analisando livros didáticos de biologia que são recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático e utilizados pelas escolas publicas, no município de Itapetinga-Ba. A análise foi feita com base nos critérios de abordagem preconizados pelos PCN associados com os pilares da educação da seguinte maneira: dimensão Conceitual associado com o aprender a conhecer, dimensão procedimental com o pilar aprender a fazer e a dimensão atitudinal com os pilares aprender a ser e aprender a viver juntos. Ao analisar os livros pôde-se comprovar que as coleções analisadas necessitam de pequenos ajustes e retificações levando em consideração a abordagem feita de acordo com os PCN, principalmente no que diz respeito ao conceito de meio ambiente. Sendo assim, evidencia-se a necessidade de maiores cuidados nas formas de revisão do material didático para transmitir informações e permitir que indivíduos atuantes e críticos tenham relações positivas com o meio ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Artigos