Experiência na cidade e leitura da história: produção e circulação da história em Manguinhos, uma favela carioca.

Autores

  • Daniel Pinha Silva Departamento de História da UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.2.2032

Resumo

O artigo discute os desafios impostos à produção e difusão do conhecimento histórico em narrativas que tematizem a ação de sujeitos que vivenciam a experiência da cidade em uma condição especí­fica, qual seja, a de moradores de favelas. Esta reflexão é impulsionada pela análise de um caso: o preparo e a circulação da exposição itinerante "Manguinhos: território em transe" , sobre a história da ocupação e das disputas sociais ocorridas na favela de Manguinhos, localizada na zona do Rio de Janeiro. Duas questões orientam esta reflexão: em que medida o contexto de experiência na favela, marcado pela condição hegemônica de negação a condições mí­nimas de cidadania afeta as narrativas históricas produzidas sobre territórios dessa natureza? De que modo esta relação com o território e a cidade moldam uma forma peculiar destes leitores compreenderem a história local, tornada pública naquela exposição?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Departamento de História da UERJ.

Professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do PROF HISTORIA – Mestrado Profissional em Ensino de História. É pesquisador da COMUM – Comunidade de Estudos em Teoria da História da UERJ.

Referências

ALMEIDA. Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução í História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BUENO, Leonardo Brasil. Território. Participação Popular e Saúde: Manguinhos em debate. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2010.

FERNANDES, T. M. ; COSTA, Renato Gama-Rosa . Histórias de Pessoas e Lugares: Memórias das comunidades de Manguinhos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

GONÇALVES, Marcia Almeida. "História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância." In: Ana Maria Monteiro; Arlette Medeiros Gasparello; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2007, v. 1, p. 175-185.

PINHA, Daniel. "O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades." Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 99 " 129. jan./abr. 2017. jan./abr. 2017.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem í favela. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2005.

Downloads

Publicado

2018-04-30