Aproximando-se da cultura dos indígenas Guarani-Mbyá: vivenciando o uso de blog e fotografias digitais nas aulas de História e Geografia

Denise Wildner Theves, Walter Ruben Iriondo Otero

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, qualitativa e aplicada, desenvolvida junto a alunos do 5º ano de uma Escola da cidade de Lajeado/RS, que procurou identificar as vantagens e os desafios da utilização de um bloge e fotografias digitais no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Estudos Geográficos e Históricos. Trabalhou-se com blog e com fotografias digitais como formas de registro de conhecimentos e como ferramentas de comunicação inseridas em uma proposta pedagógica que almejou criar contextos de interação, colaboração e aprendizagem. Constatou-se que o uso dessas mídias provocou envolvimento e participação por parte dos alunos, que eles se sentiram atraídos pelas diferentes linguagens e propostas apresentadas; que a interação no blog não precisa seguir um caminho linear e que esta foi uma ferramenta através da qual as famílias dos alunos também puderam aproximar-se dos assuntos estudados na escola, oportunizando um diálogo para além do ambiente escolar. Também se constatou que os alunos, mesmo inseridos num universo tecnológico, apresentam dificuldade em se apropriar das tecnologias em tela em benefício do processo de aprendizagem.


Texto completo:

39-66

Referências


BARBOSA, E. ; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

BAUMANN, S. Entrevista para o Programa Fronteiras do Pensamento. Londres, jul. 2011. Disponível em: Acesso em 10/102014.

BITENCOURT, J.B. Artigo elaborado para a oficina de Blogs Pedagógicos. UFRGS – Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, 2004. Disponível em:

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdfAcesso em: 22 abr. 2016.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo: Paz e terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. CASTELLS, M.(org); CARDOSO, G.(org) Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. Disponível em: http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf Acesso em 21/08/2016.

FAGUNDES, L.. Apresentação. In: SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.

FOUCAULT, M. A pintura fotogênica. In: ____________. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FRAGA, V. M. [et.al]. Blog como recurso didático pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais. IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: Acesso em 23 abr. 2016.

GENTILE, P.. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. Disponível em: Acesso em 23 abr. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Disponível em: Acesso em 29 mar. 2016.

GUARESCHI, P. A.; BIZ, O. O impacto da mídia nas sociedades modernas. In: Mídia, educação e cidadania. São Paulo: Vozes, 2005.

GUTIERREZ, S. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. In: Novas tecnologias na educação. CINTED: UFRGS. V. 3 Nº1, Maio, 2005.

HERNANDEZ, F. Catadores da cultura visual. POA: Mediação, 2007.

KELLNER, D.. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

MANGUEL, A. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: Lendo Imagens. Trad. Rubens Figueredo, RosauraEichemberg, Cláudia Strauchh. SP: Companhia das Letras, 2001, p. 15-33.

MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do blogger. Disponível em: Acesso em 24. abr. 2016.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001

OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. Fotografias falam alto do que vem a ser o (nosso) mundo. O caso do encarte Megacidades. O estado de São Paulo, São Paulo, encarte especial, 13. ago 2008.

OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 17-28, set./dez. 2009.

PAVANATI, Iandra. Tríptico: modelo de categorização básica de imagens fixas para o processo didático pedagógico de ensino médio. Disponível em: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/02/Iandra_Pavanati_Tese.pdf .Acesso em 24. abr. 2016.

PONTES, R. L. J; CASTRO FILHO, J. A. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, 21 a 25 nov. 2011.

POZZO, J. I. A nova cultura da aprendizagem. In: __________Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRENSKY, 2001. Digital Natives, Digital Immigrants.

Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em 22/04/2016.

REGIS, F.; PERANI, L. Comunicação e entretenimento na cibercultura: repensando as articulações entre lúdico, cognição de tecnologia. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação-E-Compós, Brasília, v.13, n.2, mai.-ago. 2010.

SEABRA, C.Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.

SIBILIA, P. A escola no mundo hiperconectado: redes em vez de muros? In: MATRIZEs. Ano 5; nº 2; jan-jun 2012. São Paulo. p.195-211.

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P.. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana E.;

SILVEIRA, Denise T. Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da

THEVES, D. W. Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

TONINI, I. M. Uma Geografia escolar com demandas sociais e culturais contemporâneas. In:

XAVIER, R. T.O; FERREIRA, M. B.; ÁVILA, C. O. Cibercultura e a Escola. Disponível em:LACLO. 2013. Acesso em: 10/12/2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.