Currí­culo e formação de professores: da simplificação ao pensamento complexo

Autores

  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1068

Resumo

Neste artigo, iremos problematizar as compreensões sobre a complexidade do currí­culo disciplinar numa concepção (re)significativa, evidenciando as possibilidades para a constituição na formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza. Em vista disso, apresentamos e discutimos a organização curricular de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública no sul do Brasil, na perspectiva do pensamento complexo. Para a análise, estabelecemos as relações entre o currí­culo e a interdisciplinaridade, as mudanças paradigmáticas, perpassando por um debate acerca da polí­tica curricular para a formação do currí­culo proposto, bem como, apontando os limites e as possibilidades emergentes de um currí­culo como um programa e como uma estratégia. Essa investigação se caracteriza por ser de caráter qualitativo e documental, baseando-se por meio da hermenêutica como metodologia de análise, na perspectiva do currí­culo programa/estratégia, dentro de um paradigma emergente/complexo, em que a interdisciplinaridade é registrada como possí­vel de acontecer nos componentes curriculares, por meio da incerteza nas pré-compreensões que fazem parte desse processo. A estrutura curricular ocorre através de um caráter multidimensional, sem prever uma relação lógica, sendo, dessa forma, indispensável o coletivo de professores em que esquematizam ações de formação interdisciplinar, num processo de heteroformação. A metodologia de ensino e aprendizagem será realizada na prática da sala de aula, na interação com os estudantes e o ambiente em que esses fazem parte, constituindo o que significamos como ecoformação. Na compreensão, o estudo possibilitou compreender que o currí­culo em análise ainda apresenta caracterí­sticas intensas do paradigma simplificador. Compreensão essa que permite refletirmos a organização curricular, visando um currí­culo programa/estratégia, a partir do pensamento complexo, buscando uma formação inicial de professores interdisciplinares em um processo auto-eco-formador.

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Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG
Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatí­stica e Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação
Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências

Professor Adjunto do Instituto de Matemática, Estatí­stica e Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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Publicado

2017-03-30