Abordagem CTS no ensino de fí­sica: uma construção na formação inicial de professores

Autores

  • Felipe Araújo Barbosa IFF- Campus- Campos dos Goytacazes
  • Cassiana Barreto Hygino IFRJ- Campus Arraial do Cabo
  • Edmundo Rodrigues Junior IFES- Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Marília Paixão Linhares

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1040

Resumo

Neste artigo apresentamos a elaboração e aplicação de uma proposta didática com o uso da abordagem CTS no ensino de fí­sica. A proposta didática aqui apresentada foi elaborada por um licenciando em fí­sica durante o perí­odo de sua formação inicial, em três disciplinas obrigatórias da licenciatura em fí­sica denominadas Estratégias para o Ensino de Fí­sica I, II e III. Nestas disciplinas, os futuros docentes tinham a oportunidade de relacionarem momentos de teoria e prática, buscando a evolução de seu conhecimento profissional. A proposta didática foi implementada pelo licenciando em uma turma de ensino médio no âmbito do Estágio Supervisionado IV. As análises aqui apresentadas se referem aos dados colhidos durante a intervenção na turma de ensino médio pelo licenciando, o que gerou sua monografia de fim de curso. As análises mostraram que a proposta didática elaborada favoreceu a compreensão de conceitos cientí­ficos relacionados ao conteúdo de ondas eletromagnéticas e oportunizou momentos de reflexões entre os alunos sobre a utilização do telefone celular na sociedade. Além disso, a integração entre as disciplinas da formação docente mostrou que as inovações em aulas de fí­sica podem ser aplicadas na realidade escolar.

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Publicado

2017-03-30