Formação continuada em educação a distância: ação e reflexão sobre as competências do professor tutor

Autores

  • Leandro da Silva Saggiomo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luciana Martinez Duarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1025

Resumo

A Educação a Distância é uma modalidade que vem se constituindo como uma nova possibilidade de alcance ao conhecimento, trazendo diversas alternativas na formação acadêmica e profissional dos sujeitos. A fim de qualificar o corpo docente que atua nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a Secretaria de Educação a Distância desenvolve ações pedagógicas e administrativas a fim de organizar os cursos desta modalidade além de promover diversas ações para promover a formação continuada em EaD. Inseridos neste contexto encontramos os Professores Tutores, responsáveis pelo desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos estudantes. Assim a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo identificar as percepções dos Professores Tutores sobre as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade da Tutoria. A mesma foi realizada com oito Professores Tutores, que atuaram em duas edições do curso de Administração modalidade EaD participando dos processos formativos por um perí­odo mí­nimo de cinco anos. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados pelo método denominado Discurso do Sujeito Coletivo proposto por LEFREVE e LEFREVE (2012). A partir das análises foi gerado o Discurso Coletivizado "Ser Tutor", o qual embasou algumas reflexões, demonstrando a apropriação dos sujeitos quanto a atuação na EaD.

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Biografia do Autor

Leandro da Silva Saggiomo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Luciana Martinez Duarte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

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Publicado

2017-03-30