SUBMERSAS

DESVELANDO O INVISÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9644

Resumo

O presente estudo aborda o livro de artista Submersas (2021-22), composto a partir de retratos de mulheres africanas e indígenas, oriundos do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM). Essa obra é de caráter autobiográfico e foi produzida por uma das autoras deste artigo, cuja pesquisa, contida em um curso de doutoramento, apresenta o seu processo de reconexão ancestral, que se inicia a partir da ausência de registros fotográficos de suas ancestrais afro-indígenas, tema central de sua pesquisa. Nessa poética visual, a artista associa o ato de rememorar com o negativo fotográfico e as águas escuras do Rio Negro, o berço de suas avós e bisavós. A artista relata como encontra caminhos possíveis para compreender a conexão entre água e memória em cosmovisões africanas e indígenas. Também estabelece diálogos poéticos com a artista visual Aline Motta. Adiante, produz outras imagens por meio da fotografia híbrida e fototransferência para a impressão do livro. À medida que mergulha nas lembranças em busca de suas parentes, vislumbra tentativas de trazer as representações delas à vida. Eis a esperança de um renascimento para elas e para seus descendentes, nos arquivos históricos.

Palavras-Chave: Mulheres afro-indígenas; Rio Negro; Arquivo fotográfico; Memória.

Downloads

Biografia do Autor

Khetllen da Costa Tavares, Universidade do Estado de Santa Catarina

Khetllen Costa, artista visual nascida em Manaus (AM), doutoranda no programa de pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV na Universidade do Estado de Santa Catarina (2018-), na linha de processos artí­sticos contemporâneos, atualmente bolsista CAPES. Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (2013), mestre em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (2016). Pesquisa retratos de mulheres africanas, indí­genas em acervos fotográficos públicos e privado, com os quais desenvolve livros de artista entrelaçando com as narrativas de sua famí­lia de raí­zes afro-indí­genas.

Silvana Barbosa Macêdo , Universidade do Estado de Santa Catarina

Silvana Macêdo é PhD Fine Arts (2003) e MA Fine Arts (1999) - Northumbria University, Newcastle, UK. Pos-Doutorado UCS/CNPq. Professora efetiva do Departamento de Artes Visuais desde 2006, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC - PPGAV/UDESC. Pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003). Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, feminismos e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões