SUBMERSAS

DESVELANDO O INVISÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9644

Resumo

O presente estudo aborda o livro de artista Submersas (2021-22), composto a partir de retratos de mulheres africanas e indígenas, oriundos do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM). Essa obra é de caráter autobiográfico e foi produzida por uma das autoras deste artigo, cuja pesquisa, contida em um curso de doutoramento, apresenta o seu processo de reconexão ancestral, que se inicia a partir da ausência de registros fotográficos de suas ancestrais afro-indígenas, tema central de sua pesquisa. Nessa poética visual, a artista associa o ato de rememorar com o negativo fotográfico e as águas escuras do Rio Negro, o berço de suas avós e bisavós. A artista relata como encontra caminhos possíveis para compreender a conexão entre água e memória em cosmovisões africanas e indígenas. Também estabelece diálogos poéticos com a artista visual Aline Motta. Adiante, produz outras imagens por meio da fotografia híbrida e fototransferência para a impressão do livro. À medida que mergulha nas lembranças em busca de suas parentes, vislumbra tentativas de trazer as representações delas à vida. Eis a esperança de um renascimento para elas e para seus descendentes, nos arquivos históricos.

Palavras-Chave: Mulheres afro-indígenas; Rio Negro; Arquivo fotográfico; Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khetllen da Costa Tavares, Universidade do Estado de Santa Catarina

Khetllen Costa, artista visual nascida em Manaus (AM), doutoranda no programa de pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV na Universidade do Estado de Santa Catarina (2018-), na linha de processos artí­sticos contemporâneos, atualmente bolsista CAPES. Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (2013), mestre em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (2016). Pesquisa retratos de mulheres africanas, indí­genas em acervos fotográficos públicos e privado, com os quais desenvolve livros de artista entrelaçando com as narrativas de sua famí­lia de raí­zes afro-indí­genas.

Silvana Barbosa Macêdo , Universidade do Estado de Santa Catarina

Silvana Macêdo é PhD Fine Arts (2003) e MA Fine Arts (1999) - Northumbria University, Newcastle, UK. Pos-Doutorado UCS/CNPq. Professora efetiva do Departamento de Artes Visuais desde 2006, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC - PPGAV/UDESC. Pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003). Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, feminismos e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões