TRADUÇÃO DO ARTIGO "ATIVAR A IMAGINAÇÃO CRÍTICA EM TORNO DOS SIGNOS" DE NELLY RICHARD
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9590Resumo
Neste texto, Nelly Richard realiza uma análise crítica da obra de Lotty Rosenfeld, enfatizando o período das décadas de 1970 a 1980 de produção da artista. A partir da elaboração de núcleos de análise, Richard conecta diferentes trabalhos, dos mais icônicos aos menos conhecidos, traçando a partir dos distintos contextos e formatos de cada um, seus sentidos compartilhados. Durante o ensaio, Richard elabora uma profunda reflexão sobre a trajetória artística de Lotty Rosenfeld, enfatizando tanto seu período como parte do movimento de arte avançada chileno (durante sua participação no Grupo CADA), como a sua participação política no movimento feminista “Mujeres por la Vida”, encontrando no político a linha que conecta a trajetória de vida e artística de Rosenfeld. Este texto foi publicado originalmente no catálogo "Lotty Rosenfeld: entrecruces de la memoria (1979-2020)” da mostra retrospectiva de Lotty Rosenfeld - curada por Nelly Richard com investigação de Mariairis Flores- realizada no Museu Nacional de Bellas Artes (Santiago, Chile) em setembro de 2023, no contexto das comemorações dos cinquenta anos do golpe de estado de 1973. A reprodução deste texto foi autorizada pela autora e conta com a tradução de Raíza Cavalcanti.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).