Pensamentos da imagem e do vídeo na propaganda: a cultura como apropriação discursiva da imagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.234-247Palavras-chave:
estudos da imagem, circuito cultural, representação, audiovisual, publicidadeResumo
Neste trabalho, discute-se a relação das imagens enquanto meios representativos e suas relações com os objetos de suas representações a partir de exemplos do repertório visual encontrados na cultura material, na arte e na publicidade. Em um primeiro momento, trabalha-se com a ideia das imagens enquanto representações ilusórias da realidade, cujas interpretações e complementos de significado são criados na mente dos observadores a partir de seu repertório e contexto cultural onde estão inseridos. Depois, discute-se as formas de interação e circulação cultural das imagens com base no referencial teórico do circuito cultural de Hall (1997). E por fim, se estende para o pensamento do imagético audiovisual analisando a relação cultural e transitória da imagem no vídeo como elemento de construção, comunicação e absorção em uma sociedade por meio da análise de uma propaganda fílmica da empresa The Coca Cola Company (2012) e da coleção imagética que compõe a identidade visual da marca Quaker.
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