Pensamentos da imagem e do ví­deo na propaganda: a cultura como apropriação discursiva da imagem

Autores

  • Glaucio Henrique Moro PUCPR
  • Fabiane Alves De Lima UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.234-247

Palavras-chave:

estudos da imagem, circuito cultural, representação, audiovisual, publicidade

Resumo

Neste trabalho, discute-se a relação das imagens enquanto meios representativos e suas relações com os objetos de suas representações a partir de exemplos do repertório visual encontrados na cultura material, na arte e na publicidade. Em um primeiro momento, trabalha-se com a ideia das imagens enquanto representações ilusórias da realidade, cujas interpretações e complementos de significado são criados na mente dos observadores a partir de seu repertório e contexto cultural onde estão inseridos. Depois, discute-se as formas de interação e circulação cultural das imagens com base no referencial teórico do circuito cultural de Hall (1997). E por fim, se estende para o pensamento do imagético audiovisual analisando a relação cultural e transitória da imagem no ví­deo como elemento de construção, comunicação e absorção em uma sociedade por meio da análise de uma propaganda fí­lmica da empresa The Coca Cola Company (2012) e da coleção imagética que compõe a identidade visual da marca Quaker.

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Biografia do Autor

Glaucio Henrique Moro, PUCPR

http://lattes.cnpq.br/3591463852878919

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Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Artigos