Insistências e Consistências da Linha na Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.248-258Palavras-chave:
Linha, Bordado, Tecelagem, História da Arte. Arte contemporânea.Resumo
Resumo: O uso da linha através do bordado, do crochê, da tecelagem e da costura vem adquirindo significativa visibilidade na arte contemporânea. Três artistas que apresentaram seus trabalhos na Fundação Cultural BADESC em 2016-17 são considerados: Juliana Hoffmann, Itamara Ribeiro e Célio Braga. Cada um a seu modo processa os elos afetivos, pessoais e familiares herdados através do bordado, ao mesmo tempo em que se posiciona em relação a esta atividade como parte das atribuições femininas. Duas artistas que apresentaram seus trabalhos no Museu de Arte de Santa Catarina em 2018 também comparecem: Clara Fernandes e Sonia Beltrame. Situadas para além das questões de subjetividade e auto-referencialidade, apontam as tessituras culturais que lhes servem de fundamento. O elo que relaciona o conjunto destes cinco artistas se refere ao fato de que, trabalhando a linha como um material com forte conotação simbólica, ressignificam e atualizam sua importância, ultrapassando classificações, hierarquias e atribuições, tanto em relação aos papéis e convenções das habilidades e fazeres conforme o gênero sexual, como em relação ao campo em que tais objetos são reconhecidos em sua condição artística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).