PRISMA: O CONCEITO DE REPETIÇÃO DE DELEUZE NO PROCESSO ESCULTÓRICO

Autores

  • Leonardo Mercher Universidade Federal do Paraná; Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.183-200

Palavras-chave:

Escultura, Resina, Moldagem, Processo Artí­stico

Resumo

O presente artigo traz o registro do processo indutivo de criação e exposição do trabalho denominado Prisma. Orientada por conceitos como cópia e repetição de Gilles Deleuze, a investigação da resina acrí­lica como material escultórico trouxe diversos questionamentos sobre alguns elementos artí­sticos, como a moldagem, repetição, transparência, luz e volume presentes no trabalho. O resultado obtido levou ao questionamento desses elementos artí­sticos diante do espaço expositivo na medida em que o Prisma foi concebido como um conjunto de cubos em resina transparente e com rachaduras em seu interior. Suas caracterí­sticas fí­sicas no local levam à refração e distorção das imagens ao seu redor, tanto o tornando visí­vel no espaço como imagem distorcida em seu volume, como também se relacionando com as fontes de luz especí­ficas do lugar.

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Biografia do Autor

Leonardo Mercher, Universidade Federal do Paraná; Centro Universitário Internacional UNINTER

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435419A0

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Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Artigos