REVERBERAÇÕES ONÍRICAS EM PINTURA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10816Palavras-chave:
arte contemporânea, pintura, aquarela, onírico, inconscienteResumo
Neste estudo, inserido no âmbito da nossa pesquisa de doutorado, buscamos respostas para um fenômeno surgido durante nossa prática artística. Ao explorarmos os sonhos noturnos como temática para a criação pictórica em aquarela, notamos que algumas obras, após finalizadas, ressurgem em nossos sonhos. Desse modo, retomam o seu lugar em nosso inconsciente na medida em que se tornam temas de novos sonhos, os quais por sua vez são tomados como referências para outras pinturas, gerando assim aquilo que, por ser de caráter potencialmente cíclico e de prolongamento indefinido, chamamos de reverberações oníricas. É sobre tais relações dialéticas entre sonho e produção artística que aqui nos debruçamos com o intuito de uma maior compreensão a seu respeito.
Downloads
Referências
CARDOSO, L. de B. Sono histérico: as personagens Rosa e a Ruinóloga Visual como procedimento de investigação da prática artística. 2022. 253 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00009f/00009fd4.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.
BACHELARD, G. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FRANZ, M-L von. O processo de individuação. In: JUNG, C. G (Org.). et al., O homem e seus símbolos. 3. ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. v. 1. 11. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018.
_______________. A interpretação dos sonhos. v. 2. 11. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018.
JUNG, C. G. Seminários sobre análise de sonhos: notas do seminário dado em 1928-1930. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
MELLO, J. A. de. A grande sereia: desconstruindo o cânone Disney através de Elisa Queiroz. Revista Gama: Estudos Artísticos, Lisboa, v. 3, n. 5, p. 184-190, 2015. Disponível em: https://gama.belasartes.ulisboa.pt/G_v3_iss5.pdf. Acesso em: 7 abr. 2025.
NICHOLS, S. Jung e o tarô: uma jornada arquetípica. São Paulo: Cultrix, 2007.
SILVEIRA, N. da. Imagens do inconsciente. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
VERISSIMO, E. Israel em abril. Porto Alegre: Globo, 1970.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).