A reflexão no processo de autoria nas aulas de Matemática utilizando o Kahoot!

Autores

  • Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Carlos Eduardo Rocha Santos Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.471-491

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma prática pedagógica adotada durante a pandemia ocasionada pelo Coronavírus. Nosso objetivo é trazer algumas reflexões sobre o processo de autoria de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede privada de Belo Horizonte – MG, durante as aulas remotas de Matemática ocorridas no primeiro semestre de 2021. Utilizou-se como aporte teórico o processo de autoria e jogos propostos por Demo (2009). Os alunos foram convidados a criar jogos na plataforma Kahoot! a partir de conteúdos matemáticos pré-estabelecidos pela professora e apresentar nas aulas para que seus pares jogassem. Os resultados mostraram que as aulas com o Kahoot! ficaram mais interativas, envolventes e motivadoras. Além disso, durante as partidas, a professora pode verificar as dificuldades encontradas pelos jogadores e pelo autor do jogo nos conteúdos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-05-2024

Como Citar

Salgado Alvarez Faustino, T. A., & Santos, C. E. R. (2024). A reflexão no processo de autoria nas aulas de Matemática utilizando o Kahoot!. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 471–485. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.471-491

Edição

Seção

Relatos de Experiência