A ESCOLA FREQUENTADA POR INFRATORES E APENADOS E O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Natércia de Andrade Lopes Neta Universidade Federal de Pernambuco
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.55-76

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise das representações sociais (RS) de Escola por professores da rede pública de Maceió, que lecionam em escolas que atendem (EQA) e que não atendem (EQNA) a adolescentes infratores ou apenados, e suas relações com o nível de desempenho escolar em Matemática. A pesquisa desenvolvida abrangeu 31 escolas e um total de 400 professores do 6º ao 9º ano. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de associação livre de palavras e recorreu-se ao software
Trideux para a realização da análise dos resultados, definição do campo semântico das RS, e identificação das diferenças entre elas a partir da análise dos planos fatoriais. Percebemos que existem diferenças entre as RS de escola para professores das EQA e das EQNA: nas EQA destaca-se por definir a função social de escola àquela de disciplinar os alunos, enquanto que nas EQNA o papel da escola é de proporcionar crescimento social e intelectual aos alunos. Não foi, porém, identificada diferença entre os desempenhos
dos alunos avaliados pela Prova Brasil de Matemática. Pode-se constatar que o que tem impacto nas RS dos professores é, sobretudo, a violência nos bairros em que as escolas estão inseridas.

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Publicado

12-11-2020

Como Citar

Neta, N. de A. L., & Maia, L. de S. L. (2020). A ESCOLA FREQUENTADA POR INFRATORES E APENADOS E O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 55–76. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.55-76

Edição

Seção

Artigos Científicos