A APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco
  • Monalisa Cardoso da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.89-113

Resumo

O presente estudo aborda a análise do ensino de Combinatória para o 9º ano do Ensino Fundamental. Foram elaboradas e realizadas intervenções baseadas em estratégias bem sucedidas de alunos da
Educação Básica observadas em estudos anteriores, nos quais a listagem de possibilidades foi a estratégia mais constante e, por vezes, a mais bem sucedida. Foi adotada uma metodologia de ensino com destaque para quatro pilares: a listagem de possibilidades como estratégia, a sistematização da listagem, o enfoque nas propriedades invariantes de cada significado do problema e a percepção de regularidade (generalização), envolvendo os quatro significados da Combinatória (Arranjo, Combinação, Permutação e Produto Cartesiano). Para analisar o desempenho dos alunos, foram aplicados pré-teste, intervenções e
pós-teste. Observaram-se avanços em todos os tipos de problemas após as intervenções.Os alunos desenvolveram um raciocínio combinatório eficiente e o avanço em seus desempenhos demonstra que este conceito pode ser trabalhado desde cedo e não apenas no 2º ano do Ensino Médio.

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Publicado

12-11-2020

Como Citar

Pessoa, C. A. dos S., & Silva, M. C. da. (2020). A APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 89–113. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.89-113

Edição

Seção

Artigos Científicos